Felipe Vassão, Uana, Badsista, Melina Hickson e Chico Correa são alguns dos nomes confirmados para o 2º. Encontro de Criação de Música e Tecnologia
Chico Correa | Foto divulgação |
Evento online e gratuito está com inscrições abertas
Quatro noites de discussões, compartilhamento de experiências e apresentações artísticas e técnicas de criadores, pesquisadores e profissionais da intersecção da música e tecnologia, reunindo nomes como Felipe Vassão (SP), Uana (PE), Badsista (SP), Chico Correa (PB), Melina Hickson (PE), entre outros. Assim será o 2º Encontro de Criação em Música e Tecnologia de Pernambuco, que acontece nos dias 02, 03, 09 e 10 de agosto. O evento online e gratuito tem quantidade limitada de participantes que deverão se inscrever no www.pachka.com.br.
Promovido pelo duo Pachka, o evento teve sua primeira edição realizada em 2019, no Portomídia (Recife/PE), sendo responsável por criar conexões entre diversos agentes das cadeias criativas da música e da tecnologia, áreas de grande efervescência no estado de Pernambuco.
Tecnologia das Performances será a primeira mesa e reunirá Chico Correa (PB), Aishá Lourenço (PE) e Clecio Rimas (PE).
Com sets ao vivo utilizando Samples de Percussão brasileira, Beats de TR808 e manipulando sintetizadores, Chico Correa vem construindo uma identidade musical característica e uma carreira internacional como artista e produtor musical.
AISHÁ LOURENÇO (PE) - Pesquisadora sonora, de música do mundo e vem desenvolvendo um trabalho de facilitadora musical em Manchester -UK e em São Paulo. Como percussionista atuou com vários artistas. Desde 2017, vem trabalhando com desenho sonoro para audiovisual e para artes cênicas como dança, teatro e clown (incluindo captação, criação e foley).
CLECIO RIMAS (PE) - Rimas Inc propõe uma orquestração rústica-tecnológica utilizando instrumentos feitos a mão em conjunto com Ableton Live, MPC e síntese granular. Faz uso de linguagens de programação musical como MIDI e Clyphx Pro para criar uma “partitura algoritmica” que permite a criação de um ambiente musical multitarefa.
O 2º Encontro de Criação em Música e Tecnologia de Pernambuco é voltado para o público geral interessado nessas áreas, e visa oportunizar um espaço de troca de conhecimento entre criadores e criadoras de diversas origens como música popular, música eletrônica, produção musical, criação de trilha sonora, técnica de som, sound design, pesquisa acadêmica em música, MCs, VJs, luthieria digital, gestão cultural.
“Montamos a programação desse encontro depois de uma ampla curadoria que visou abarcar agentes, projetos e artistas de origens, gêneros e linguagens diversas de forma a trazer um panorama rico e atual sobre a criação em música e tecnologia” comenta TomBC do duo Pachka.
O evento ocorrerá nos dias 2,3, 9 e 10 de agosto de forma totalmente online, no www.pachka.com.br , das 19h às 21h:
Primeiro dia – 02/08 19h
MESA 1
Tecnologias das performances
CHICO CORREA (PB)
Com sets ao vivo utilizando Samples de Percussão brasileira, Beats de TR808 e manipulando sintetizadores, Chico Correa vem construindo uma identidade musical característica e uma carreira internacional como artista e produtor musical.
AISHÁ LOURENÇO (PE)
Pesquisadora sonora, de música do mundo e vem desenvolvendo um trabalho de facilitadora musical em Manchester -UK e em São Paulo. Como percussionista atuou com vários artistas. Desde 2017, vem trabalhando com desenho sonoro para audiovisual e para artes cênicas como dança, teatro e clown (incluindo captação, criação e foley).
CLECIO RIMAS (PE)
Rimas Inc propõe uma orquestração rústica-tecnológica utilizando instrumentos feitos a mão em conjunto com Ableton Live, MPC e síntese granular. Faz uso de linguagens de programação musical como MIDI e Clyphx Pro para criar uma “partitura algoritmica” que permite a criação de um ambiente musical multitarefa.
Segundo dia – quarta 03 de agosto 19h
MESA 2
Experimentações na Música Eletrônica Periférica
BADSISTA (SP)
Uma das produtoras musicais brasileiras em ascensão pelo mundo. Ganhou prêmio de melhor produtora musical no WME Awards em 2018. Como DJ, realizou vários sets no Brasil e no exterior. Idealizadoras da BANDIDA, coletivo que visa o protagonismo feminino, LGBTQIA+, periférico e dissidente na música eletrônica.
DJ BONEKA (PE)
Pesquisadora de música preta, produtora cultural, direção de arte e assistência de figurino no audiovisual. Criadora do selo “Baile da Boneka”. Boneka enxerga seu corpo preto, trans e favelado a potência que estimula a pesquisar músicas com produções pretas e de maioria feminina.
UANA (PE)
UANA é cantora, compositora e performer. Atualmente desenvolve uma pesquisa musical com os ritmos periféricos com ênfase no bregafunk para a criação de um som eletrônico e pop.
Terceiro dia – terça 09 de agosto 19h
MESA 3
Produzindo no Estúdio e Ouvindo no Celular
FELIPE VASSÃO (SP)
Produtor musical e compositor com quase 30 anos de carreira. Trabalha com música pra publicidade desde 1992. Vem produzindo e mixando discos de artistas independentes desde meados de 90. Em 2005, ao lado de Janecy Nascimento e Simone Marinho, fundou a produtora LOUD. Atualmente é assinado com a BMG como autor e compositor.
JADER FINAMORE (PB)
Músico, produtor musical e cultural. Foi gestor de Pontos de Cultura de 2008 a 2011. Em 2013, assumiu a divisão de cultura da cidade de Louveira/SP. Foi ganhador de vários prêmios como produtor musical. Tem feito trilhas para filmes e séries da Netflix. Hoje, é Gerente de Música da FUNESC na Paraíba.
SAM SILVA (PE)
Durante muito tempo, foi a única baterista mulher atuante na Zona da Mata Norte. Atua na banda Lucas Torres, no Projeto Tertúlia, coletivo de música e poesia autoral da Mata Norte e integra a Mostra Reverbo. Em 2019, assina seu trabalho solo intitulado “Iso.Lados”.
Quarto dia – quarta 10 de agosto 19h
MESA 4
Estratégias de Desenvolvimento de Carreira na Música
ANITA CARVALHO (RJ)
Mestre em Economia Criativa e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento ambas pela ESPM. Sócia da Música & Mídia Produções, empresa de gestão de carreiras. Diretora acadêmica do Music Rio Academy, onde coordena o curso "Imersão em Music Business”.
LENNE FERREIRA (PE)
Co-fundadora da Aqualtune Produções que atua com foco em artistas periféricas. Atua na produção de carreiras de vários artistas. Foi repórter no jornal Diário de Pernambuco e editora na Alma Preta Jornalismo. Idealizadora e editora do portal Afoitas. Sua escrita tem se dedicado a evidenciar produções da música popular preta e periférica.
MELINA HICKSON (PE)
Com 23 anos de experiência em produção musical. Melina é diretora da Fina Produção, Diretora e Criadora da Convenção Internacional de Música, Porto Musical. Dedica-se ao desenvolvimento internacional de carreiras de grupos dentro e fora do Brasil.
Comentários
Postar um comentário