Prefeitura do Recife realiza mutirão para retirada de documentos nos abrigos emergenciais das chuvas

Foto Dondinho/PCR

 Ação teve início nesta terça-feira (31), na Escola Municipal Célia Arraes, na Várzea

A Prefeitura do Recife, em parceria com a Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco, iniciou nesta terça-feira (31) um mutirão para a retirada de documentos nos abrigos emergenciais que estão acolhendo as famílias que foram atingidas pelas chuvas da última semana. A ação teve seu pontapé inicial na Escola Municipal Célia Arraes, localizada no bairro da Várzea. Na unidade, cerca de 75 pessoas de comunidades vizinhas estão alojadas até o momento. A cidade conta, atualmente, com 34 abrigos emergenciais temporários. Todos serão contemplados pela ação. 


Durante todo o dia, equipes do Balcão de Direito, Defensoria Pública e da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco estão atendendo à população dentro da unidade de ensino e entregando ofícios para a emissão de novas vias de certidão de nascimento, casamento, óbito e divórcio, além da cédula de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). 


Fábio Martins, de 40 anos, está com a família na Escola Célia Arraes desde a última sexta-feira (27). A água, além de ter invadido sua casa, arrastou todas as suas documentações, restando com ele apenas o RG. O morador aproveitou o serviço oferecido para dar entrada na segunda via dos documentos. 


“A iniciativa é excelente. Fomos bem acolhidos aqui e estamos recebendo bastante suporte. Essa ação veio para facilitar muito e nos ajudar nessa questão dos documentos. Chegou no momento certo, porque a gente não sabia nem por onde começar. Ficamos muito gratos por isso”, relatou Fábio. 


Atualmente, 17 escolas da Rede Municipal do Recife estão servindo como abrigo temporário para as vítimas da chuva, reunindo cerca de 1.700 pessoas entre essas unidades. A população receberá um ofício para que a documentação possa ser solicitada de forma gratuita nos cartórios da cidade, podendo já receber esses documentos em até três dias úteis, a depender da demanda. 


Maria Adelaide, de 54 anos, também está na unidade com os dois filhos. Moradora da comunidade ribeirinha B13, nos arredores da escola, ela chegou ao abrigo no sábado (28), após ter perdido tudo o que tinha em sua casa, e buscou o serviço para tirar a segunda via da certidão de nascimento dela e dos filhos, além do RG. “Pode parecer besteira, mas o serviço é até uma ajuda ao nosso psicológico. Estamos desorientados porque não é fácil perder as coisas do dia para a noite, então eu nem sabia qual o procedimento para tirar meus documentos novamente. E por ser aqui mesmo no abrigo, evita que a gente tenha que ficar se deslocando e rodando pela cidade. Aqui já conseguimos resolver tudo”, reforçou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil