[ADIADO] Grupo Casoando apresenta o novo show “Pisada Forte” na Várzea

Grupo CaSoando. Crédito: Diego Leon


A apresentação que aconteceria na tarde de ontem (29), precisou ser adiada para o próximo domingo, dia 5 de junho. 

Com um repertório recheado de sucessos de grandes intérpretes da música nordestina como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Assisão, Trio Nordestino e Jorge de Altinho, o CaSoando, grupo da nova cena do forró pé-de-serra pernambucano sobe ao palco no próximo domingo  (5), à partir das 15hs, para mostrar o seu novo show “Pisada Forte” que traz músicas autorais do novo EP do grupo lançadas em live no ano passado e já disponível em todas as plataformas digitais. Nos intervalos, o arrasta-pé será animado com a discotecagem dançante do DJ Jhow Smeril, tocando clássicos e obscuridades do forró pé-de-serra direto do vinil. O evento acontece na Rua da Feira, na Várzea, e o acesso é gratuito. A produção é assinada pela LB Ferraz e conta com o incentivo da Prefeitura do Recife e Secretaria de Cultura do Recife, através do edital Recife Virado. 

No show, o grupo irá apresentar as 4 faixas do novo EP “Pisada Forte” que dá titulo ao evento. São elas: Pisada forte, O que faltava em mim, Casa de sanfoneiro e Forró de primeira. Em suas composições, o CaSoando segue uma linha voltada para a essência do forró do Interior com influência dos grandes mestres forrozeiros, porém desenvolvem arranjos próprios com nuances bem elaboradas e uma pegada mais contemporânea que se traduz em um som mais urbano pela vivência que cada um do grupo tem com a cena mais alternativa da cidade. Um fato que chama a atenção no grupo e reflete um pouco a identidade é a participação dos quatro integrantes na voz, o que fortalece o coro e dá um peso maior a música entoada.  

O “Pisada Forte” é um projeto que surgiu da necessidade de expressar a alegria que ficou “quarentenada” na residência de cada um dos quatro músicos da família CaSoando, em tempos de pandemia. Da tristeza dos cancelamentos dos shows, a saudade do calor do público e a necessidade arrebatadora de tocar, transbordou uma vontade enorme de se reinventar. Foi a partir daí, com a mistura de todos esses sentimentos que o quarteto formado por Lu Miliano (Voz e Acordeon), Pablo Ferraz (Voz e Zabumba), Nino Silva (Voz, triângulo e Pandeiro), e Daniel Coimbra (Voz e cavaco) teve a idéia de lançar o novo álbum. 

“Vivemos tempos difíceis durante a pandemia e ficar conectado foi a única maneira que encontramos de manter contato com as pessoas. O leque se abriu e vivenciamos um mundo de descobertas de pessoas, culturas, artistas e movimentos que não esperávamos. Nesse sentido nos aproximamos muito do movimento das bandas de forró do Sudeste e foi um mundo de trocas, descobertas de novos grupos, profissionais, compositores, professores e até mesmo de estilos diferentes de dançar. A gente costuma dizer que o Sudeste conheceu o CaSoando e o CaSoando conheceu o Sudeste brasileiro”, comenta Pablo Ferraz, porta voz do grupo. 


Pisada Forte – Foi através do contato com a compositora e blogueira de forró, a carioca Tyna Batista, que os meninos do CaSoando conheceram a música “Pisada Forte”, uma união de poesias de Tyna com o já reconhecido compositor, pesquisador e DJ carioca, Leo Braga, que atualmente reside no Espírito Santo. A música traz como tema um estilo de dança que ganhou a cena nos últimos anos, conhecido como “Forró estilo Roots”, uma forma composta pelo tradicional forró, numa mistura de samba, salsa, tango e muita criatividade. Entre as características, o roots possui sacadas de perna, chutes, giro paulista (giro curto no mesmo lugar), uma leitura musical com paradas e marcações que tornam a dança complexa e extremamente interessante.

A ideia era falar com bom humor, mostrando alguém de fora que se surpreendesse ao chegar num forró onde as pessoas dançassem daquela maneira, e através da internet, conhecendo os meninos através do instagram @omelhordopedeserra, Tyna chegou ao CaSoando, que não só incorporou no álbum a ideia com um arranjo extremamente dançante na voz de Daniel Coimbra, como usou o título da música para dar nome ao álbum que tem 4 composições com uma pisada muito forte, com letras bem trabalhadas e atuais.

SERVIÇO:

Show Pisada Forte com o Grupo CaSoando 

QUANDO: 5 de junho (domingo)

ONDE: Rua Azeredo Coutinho (rua da Feira), na Várzea

HORÁRIO: a partir das 15h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil