Projeto Recife que te quero ver conta com fotopoema de Hans Von Manteuffel e caminhada pelo centro do Recife

 

Hans - Torre de Cristal

Depois de dedicar um fotopoema à cidade que escolheu há 20 anos para morar, Hans Von Manteuffel , “alemão pernambucano” – como ele prefere se definir – convida o público para participar de uma caminhada pelo centro do Recife, no próximo domingo, 3 de abril. A concentração será na Praça do Arsenal, a partir das 14h. Não é preciso fazer inscrição. É chegar, se integrar ao grupo e percorrer alguns dos locais, cujas fotografias constam no no fotopoema “Recife que te quero ver”, que começou a ser divulgado nas redes sociais na quarta-feira.  O “Passeio Fotográfico”, contará com a participação de convidados, que falarão sobre os locais visitados, durante o percurso.

Ao longo dos últimos 20 anos, Hans vem se dedicando a fotografar o Recife, período em que reuniu um arquivo de 3 mil fotografias sobre a cidade. Destas, 54 foram incluídas no fotopoema que encontra-se sendo divulgado nas redes sociais do fotógrafo. O fotopoema “Recife que te quero ver” pode ser acessado no link  https://www.youtube.com/watch?v=JldPfAbEUt8 . Apesar das mazelas sociais da cidade – inclusive no Centro – o fotógrafo preferiu explorar o seu lado poético, mostrando muitas vezes, diversas faces de um mesmo local. Por exemplo, no fotopoema, o Marco Zero e o Rio Capibaribe são fotografados de vários ângulos e também em diferentes horários. Ora ao amanhecer, ora mostrando-se as cores do poente ou mesmo as luzes da noite. 




Para completar, o fotopoema ganhou fundo musical com a belíssima “Valsa para Cíntia”, de Roque Neto, na qual o trompete e o piano levam o internauta a entrar no clima. Vale a pena conferir. Na correria do cotidiano, é fácil deixar de curtir muitas belezas do Recife, que não passam despercebidos ao olhar mais cuidadoso e poético de um bom fotógrafo, como é o caso de Hans, ex repórter fotográfico do Jornal do Commercio e do Jornal O Globo. Longe das redações, Hans decidiu mostrar ao mundo um Recife que nem todos vêm. Ou simplesmente não prestam atenção.  E que, pela presença constante das águas – pontes, rio, porto, mar – o Recife  o faz lembrar sua cidade natal, Hamburgo.

Na verdade, o fotopoema e a caminhada integram o “Projeto Recife que te quero ver”, que foi aprovado no Edital “Recife Virado”, da Prefeitura do Recife. “O projeto foi a melhor forma que encontrei para mostrar o lado bonito do centro da cidade e também para expressar minha gratidão pelo que o Recife me proporcionou, ao longo das duas últimas décadas”, diz ele. Para falar no “Passeio Fotográfico”, foram convidados: Quinha do Tamborete (figura popular, que vende tamboretes de madeira reciclada no Centro); Francisco Cunha ( urbanista, consultor e criador das “Caminhadas Domingueiras”); Letícia Lins (jornalista, editora do Blog #OxeRecife); Jadion Helena (produtora cultural), Cláudio Marinho (um dos idealizadores do Porto Digital) e Thiago das Chagas (Chef). O projeto “Recife que te quero ver” tem como produtora executiva Tactiana Braga, com mais de 20 anos de experi&e circ;ncia na área. Foram convidados para o passeio pessoas com Síndrome de Down.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recife terá quatro representantes no Parapan de Jovens, no Chile

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro

Em homenagem à COP 30, Secretaria de Turismo do Recife promove trilha na Mata da Guabiraba