Pernambucano Raphael Costa estreia segundo álbum 'Das Construções'

Foto Jade Maríani

 O disco, que conta com uma sonoridade minimalista protagonizando a voz e o violão, estreia hoje, dia 31, via selo Solto no Tempo. 

Criar em determinados espaços de tempo, pequenas cápsulas de som e imagem, compostas pelo arranjo temporário de palavras, melodias e harmonias. Essa é a fórmula usada por Raphael Costa para compor seus trabalhos e , para produzir seu segundo disco 'Das Construções', não foi diferente. O álbum, que conta com parcerias de Juliano Holanda e Daniel Medina, estreia no próximo dia 31 de março nas plataformas de música via selo Solto no Tempo.


Das Construções foi idealizado e pré-produzido por Raphael em sua própria casa a partir de experimentações. O disco traz uma linguagem minimalista com canções que protagonizam o formato voz e violão, somados a precisos elementos percussivos, guitarra e paisagens sonoras.

 

"Este é um álbum de silêncios, de salas vazias. Do modo como foram produzidas e arranjadas as canções até a execução do meu canto, dos violões, guitarra e percussões na gravação, desejei preservar a sensação de intimidade que permeou todo o ambiente de sua gênesis. Ele nasceu de um profundo mergulho perceptivo que fiz em minha maneira de criar músicas e se desenrola no tempo como reflexo deste movimento", explicou. 


Inspirado no trovador viajante que desliza por cidades acompanhado por seu instrumento entoando as cantigas que escreve, Raphael assume a persona do cancionista-cantador e discorre sobre seus delírios, desejos, impressões, vislumbres, paixões, saudades, divaga sobre a sua própria existência.


"Das Construções é um convite à percepção de símbolos que nos referenciam e nos formam enquanto indivíduos. Um olhar de curiosidade e encantamento com a complexidade do existir, do sentir, do fazer artístico. Um disco que traz em seu lastro de possíveis significados uma mensagem de esperança, e que versa sobre a fragilidade humana", completou. 


O disco, que conta com todas as faixas autorais, traz as parceria com Juliano Holanda, nas faixas "Saudade Não é Palavra", que foi lançada como single em dezembro de 2021 e  "Forte". Já Daniel Medina participa da faixa "Das Construções", que dá título ao álbum. Das Construções também chega acompanhado pelo filme "Sessão ao Vivo - Das Construções", gravado no Forte das Cinco Pontas com apoio da LAB - Edital Joel Datz, que estreia no domingo, 03 de abril. 


Sobre Raphael Costa


Raphael Costa iniciou sua carreira discográfica em 2018 com o lançamento do álbum “Diamante Hortelã”. O disco foi co-produzido com Marcelo Jeneci, com destaques para a parceria com Zé Manoel na canção "Dia Desses", e a especial participação de Elba Ramalho em "Juninamente". Em 2019, apresentou-se em shows de lançamento pelo Brasil (destaques para: Casa de Francisca/SP, Áudio Rebel/RJ, Festival de Inverno de Garanhuns/PE) e Europa (Portugal, Espanha, França).


Em 2020 lançou o seu programa de assinatura. Projeto de micro-rede sustentável colaborativa criada para possibilitar aproximações entre o artista e comunidade com o intuito de desenvolver ideias, promover encontros e discussões, e produzir obras artísticas. Já em 2021, arranjou, produziu e gravou o seu segundo álbum "Das Construções".


Ficha Técnica


 voz / violão nylon / violão aço / guitarra / percussão _ Raphael Costa

 paisagem sonora _ Pepeu

   _ produzido por Raphael Costa e Igor Bruno

   _ arranjos por Raphael Costa

   _ gravado entre 8 e 13 de março de 2021   

no estúdio Glândula (Gravatá/PE) / por Igor Bruno e Cássio Sales.

   _ editado por Rodrigo Araújo, Pepeu e João Afonso

   _ mixado por Pepeu

   _ masterizado por João Afonso 

   _ capa e direção de arte por Jade Mariani 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recife Antigo terá after cultural de São João nesta quarta (25) com entrada gratuita na Rua da Moeda

Festival PE na Dança chega ao Agreste e Sertão do Estado celebrando a dança popular

Exposição interativa “Blow Up: Um Sopro de Diversão” convida o Recife a se encantar com o universo lúdico dos infláveis