POEMAS E CANÇÕES DE LUCAS OLIVEIRA NESTE SÁBADO

Neste sábado, 26, a partir das 19hs, o cantor, compositor pernambucano Lucas Oliveira apresenta, no seu canal do YouTube, um recital tenco como ponto de partida a cultura interiorana do Nordeste.

Neste recital, o músico e poeta pernambucano Lucas Oliveira nos convida para uma viagem pelo seu universo musical e poético, em síntese de culturas e sensibilidades. O violão atua como uma pequena orquestra, explorando timbres, cores e polifonias, junto com a voz que carrega histórias de antepassados e uma experiência de vida e um sentimento de mundo. Tendo como ponto de partida a cultura interiorana do Nordeste e a poesia moderna brasileira, a música e a poética de Lucas Oliveira abraçam a cultura ibero-americana, a música folk e a tradição trovadoresca europeia. Músicas e poesias de tempos e autorias diversas, em releituras, e também composições do próprio Lucas. Destaque para o poema Três Pré-Acalantos, da escritora portuguesa (e recifense!) Maria de Lourdes Hortas, musicado por Lucas e sua mãe Maria Oliveira; e trechos do poema O Rio, de João Cabral de Melo Neto, musicados por Lucas, que deu origem a uma enorme canção narrativa, apresentada pela primeira vez ao público na íntegra.

Sobre Lucas Oliveira

Lucas Oliveira de Moura Arruda nasceu no Recife. É músico, pesquisador e brincante de teatro de bonecos. Integra a Associação Respeita Januário de Pesquisa e Valorização dos Cantos e Músicas Tradicionais do Nordeste e a Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens. Em seu mestrado em música, pesquisou sobre a obra de Elomar Figueira Mello. Lucas vem realizando, há quase uma década, recitais com músicas de sua autoria e de sua pesquisa, junto com a Camerata dos Sete Guias, fundada em 2015. Lucas vem apresentando suas composições e releituras desde essa época em diversos espaços culturais de Pernambuco e do Brasil. Atualmente, vem trabalhando com sua mãe Maria Oliveira em espetáculos de teatro de bonecos e composições musicais, a exemplo da websérie Xô Corona e do espetáculo Cantigas de Mamulengo. Com o apoio da Lei Aldir Blanc-PE, realizou, em 2021, o recital Toadas e Choros de João Pernambuco. Com o apoio da mesma lei, participou do espetáculo Cantigas de Mamulengo, com direção de Maria Oliveira.

Quando: Sábado, 26 de fevereiro de 2022

Horário: 19h

Onde: Canal do YouTube de Lucas Oliveira do Recife

Link de acesso: https://youtu.be/_GJNnGJga9M

Contribuição espontânea: Chave pix 81998896367

Comentários

  1. Viva a nossa cultura! Viva Lucas Oliveira! Viva a Agenda Cultural do Recife! Viva Manoel Constantino, nosso exemplo de resistência jornalística!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária