Marcelo Pereira é o novo presidente do Conselho Editorial da Cepe

O jornalista Marcelo Pereira assume a presidência do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Ele ficará na função até dezembro de 2022, quando também chega ao fim sua participação no colegiado. Marcelo Pereira assume o lugar deixado pelo escritor Sidney Rocha, que presidiu o conselho nos últimos dois anos.

Um dos caminhos para publicação de livros pela Cepe, o Conselho Editorial é formado por cinco integrantes e tem como missão avaliar obras originais apresentadas por autores e autoras. É ainda atribuição do grupo julgar títulos submetidos a prêmios de concursos literários promovidos pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).

Integram a atual composição, além de Marcelo Pereira, a professora da Universidade Federal de Pernambuco Brenda Carlos, a escritora e pesquisadora Maria Alice Amorim, o médico e escritor Luiz Cláudio Arraes e o jornalista Evaldo Costa. Recém-empossado, Evaldo substitui Sidney Rocha, que concluiu seu período de contribuição ao conselho.

Marcelo Pereira é o conselheiro mais antigo, em tempo de participação, e começa agora o quarto e último ano como membro do colegiado. “Depois de analisar livros enviados por escritores e escritoras, o conselho recomenda ou não as obras à editora, para publicação”, diz ele. “Fazemos a leitura de livros voltados para o público infantil e para adultos”.

O presidente só vota quando há empate, informa Marcelo Pereira. Ano passado, 112 livros receberam parecer do conselho e 20 obras foram julgadas para o Prêmio Hermilo Borba Filho, da Secult-PE. Afora o Conselho Editorial, há mais duas formas de se publicar pela Cepe: ser vencedor do Prêmio Cepe Nacional (garante a edição sem custo, assim como as obras aprovadas pelo colegiado) ou bancar a própria publicação.

Fonte: Assessoria Secult PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco