Marcelo Pereira é o novo presidente do Conselho Editorial da Cepe

O jornalista Marcelo Pereira assume a presidência do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Ele ficará na função até dezembro de 2022, quando também chega ao fim sua participação no colegiado. Marcelo Pereira assume o lugar deixado pelo escritor Sidney Rocha, que presidiu o conselho nos últimos dois anos.

Um dos caminhos para publicação de livros pela Cepe, o Conselho Editorial é formado por cinco integrantes e tem como missão avaliar obras originais apresentadas por autores e autoras. É ainda atribuição do grupo julgar títulos submetidos a prêmios de concursos literários promovidos pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).

Integram a atual composição, além de Marcelo Pereira, a professora da Universidade Federal de Pernambuco Brenda Carlos, a escritora e pesquisadora Maria Alice Amorim, o médico e escritor Luiz Cláudio Arraes e o jornalista Evaldo Costa. Recém-empossado, Evaldo substitui Sidney Rocha, que concluiu seu período de contribuição ao conselho.

Marcelo Pereira é o conselheiro mais antigo, em tempo de participação, e começa agora o quarto e último ano como membro do colegiado. “Depois de analisar livros enviados por escritores e escritoras, o conselho recomenda ou não as obras à editora, para publicação”, diz ele. “Fazemos a leitura de livros voltados para o público infantil e para adultos”.

O presidente só vota quando há empate, informa Marcelo Pereira. Ano passado, 112 livros receberam parecer do conselho e 20 obras foram julgadas para o Prêmio Hermilo Borba Filho, da Secult-PE. Afora o Conselho Editorial, há mais duas formas de se publicar pela Cepe: ser vencedor do Prêmio Cepe Nacional (garante a edição sem custo, assim como as obras aprovadas pelo colegiado) ou bancar a própria publicação.

Fonte: Assessoria Secult PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas