Curta-metragem “Identidade: direito à vida transvesti” terá exibições especiais para marcar a Semana da Visibilidade Trans

 

 


O curta-metragem “Identidade - o direito à vida transvesti” produzido pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB Pernambuco, terá exibições especiais para marcar a Semana da Visibilidade Trans promovida pela ESA-PE. O curta é um dos primeiros produzidos pela ESA-PE contra a discriminação. Lançado no final de 2021, “Identidade - o direito à vida transvesti” segue em exibições itinerantes.  

Nesta sexta-feira, dia 28/01, às 14h, haverá exibição no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT (Rua dos Médicis, 86 - Boa Vista). O curta também será exibido no sábado, dia 29/01, às 22h30 na TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), encerrando a Semana da Visibilidade Trans promovida pela ESA-PE.

“O Dia Nacional da Visibilidade Trans é uma oportunidade de reflexão sobre a cidadania das pessoas transvestis. Nosso documentário foi criado como ferramenta para combater a discriminação e a transfobia, para que a gente consiga mudar a realidade tão cruel que essas pessoas passam no dia a dia”, aponta a vice-diretora geral da ESA-PE, a advogada Renata Berenguer. “Precisamos de iniciativas para sensibilizar as pessoas a respeito dos direitos dessa população”, afirma o diretor geral da ESA-PE, o advogado Leonardo Moreira.

“Identidade - O direito à vida transvesti” é um curta-metragem que narra a vida real de pessoas transexuais ou travestis, a discriminação que sofrem e suas lutas para o acesso a direitos básicos e para se tornarem visíveis socialmente. Com um olhar sobre a violência, o mercado de trabalho e a família, esta produção tem duração de 30 minutos. A direção do curta é da jornalista Silvia Bessa.

A advogada Renata Berenguer lembra, ainda, que o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo. “A violência contra essas pessoas só vem aumentando anualmente. A ESA estar presente em momentos comemorativos que podem trazer mais difusão contra a discriminação é uma honra pra gente. O sentido da produção desse curta-metragem é propagar a reflexão na luta contra a discriminação de pessoas trans”, destaca Renata Berenguer.

Serviço:

Semana da Visibilidade Trans da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE) da OAB-PE

Exibição do curta-metragem “Identidade - o direito à vida transvesti”, dirigido pela jornalista Silvia Bessa

- Quarta-feira, dia 26/01, às 10h30, no Cinema do Porto Digital, no 16º andar do Edifício Vasco Rodrigues (Cais do Apolo, nº 222)

- Sexta-feira, dia 28/01, às 14h, no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT (Rua dos Médicis, 86 - Boa Vista)

- Sábado, dia 29/01, às 22h30 na TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii

Aniversário do Jardim Espaço Plural conatrá com música, cinema e literatura