Curta-metragem “Identidade: direito à vida transvesti” terá exibições especiais para marcar a Semana da Visibilidade Trans

 

 


O curta-metragem “Identidade - o direito à vida transvesti” produzido pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB Pernambuco, terá exibições especiais para marcar a Semana da Visibilidade Trans promovida pela ESA-PE. O curta é um dos primeiros produzidos pela ESA-PE contra a discriminação. Lançado no final de 2021, “Identidade - o direito à vida transvesti” segue em exibições itinerantes.  

Nesta sexta-feira, dia 28/01, às 14h, haverá exibição no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT (Rua dos Médicis, 86 - Boa Vista). O curta também será exibido no sábado, dia 29/01, às 22h30 na TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), encerrando a Semana da Visibilidade Trans promovida pela ESA-PE.

“O Dia Nacional da Visibilidade Trans é uma oportunidade de reflexão sobre a cidadania das pessoas transvestis. Nosso documentário foi criado como ferramenta para combater a discriminação e a transfobia, para que a gente consiga mudar a realidade tão cruel que essas pessoas passam no dia a dia”, aponta a vice-diretora geral da ESA-PE, a advogada Renata Berenguer. “Precisamos de iniciativas para sensibilizar as pessoas a respeito dos direitos dessa população”, afirma o diretor geral da ESA-PE, o advogado Leonardo Moreira.

“Identidade - O direito à vida transvesti” é um curta-metragem que narra a vida real de pessoas transexuais ou travestis, a discriminação que sofrem e suas lutas para o acesso a direitos básicos e para se tornarem visíveis socialmente. Com um olhar sobre a violência, o mercado de trabalho e a família, esta produção tem duração de 30 minutos. A direção do curta é da jornalista Silvia Bessa.

A advogada Renata Berenguer lembra, ainda, que o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo. “A violência contra essas pessoas só vem aumentando anualmente. A ESA estar presente em momentos comemorativos que podem trazer mais difusão contra a discriminação é uma honra pra gente. O sentido da produção desse curta-metragem é propagar a reflexão na luta contra a discriminação de pessoas trans”, destaca Renata Berenguer.

Serviço:

Semana da Visibilidade Trans da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE) da OAB-PE

Exibição do curta-metragem “Identidade - o direito à vida transvesti”, dirigido pela jornalista Silvia Bessa

- Quarta-feira, dia 26/01, às 10h30, no Cinema do Porto Digital, no 16º andar do Edifício Vasco Rodrigues (Cais do Apolo, nº 222)

- Sexta-feira, dia 28/01, às 14h, no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT (Rua dos Médicis, 86 - Boa Vista)

- Sábado, dia 29/01, às 22h30 na TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas