Curta-metragem “Identidade: direito à vida transvesti” terá exibições especiais para marcar a Semana da Visibilidade Trans
O
curta-metragem “Identidade - o direito à vida transvesti” produzido pela
Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB Pernambuco, terá
exibições especiais para marcar a Semana da Visibilidade Trans promovida pela
ESA-PE. O curta é um dos primeiros produzidos pela ESA-PE contra a
discriminação. Lançado no final de 2021, “Identidade - o direito à vida
transvesti” segue em exibições itinerantes.
Nesta sexta-feira, dia 28/01, às 14h, haverá exibição no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT (Rua dos Médicis, 86 - Boa Vista). O curta também será exibido no sábado, dia 29/01, às 22h30 na TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), encerrando a Semana da Visibilidade Trans promovida pela ESA-PE.
“O Dia Nacional da Visibilidade Trans é uma oportunidade de reflexão sobre a cidadania das pessoas transvestis. Nosso documentário foi criado como ferramenta para combater a discriminação e a transfobia, para que a gente consiga mudar a realidade tão cruel que essas pessoas passam no dia a dia”, aponta a vice-diretora geral da ESA-PE, a advogada Renata Berenguer. “Precisamos de iniciativas para sensibilizar as pessoas a respeito dos direitos dessa população”, afirma o diretor geral da ESA-PE, o advogado Leonardo Moreira.
“Identidade - O direito à vida transvesti” é um curta-metragem que narra a vida real de pessoas transexuais ou travestis, a discriminação que sofrem e suas lutas para o acesso a direitos básicos e para se tornarem visíveis socialmente. Com um olhar sobre a violência, o mercado de trabalho e a família, esta produção tem duração de 30 minutos. A direção do curta é da jornalista Silvia Bessa.
A advogada Renata Berenguer lembra, ainda, que o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo. “A violência contra essas pessoas só vem aumentando anualmente. A ESA estar presente em momentos comemorativos que podem trazer mais difusão contra a discriminação é uma honra pra gente. O sentido da produção desse curta-metragem é propagar a reflexão na luta contra a discriminação de pessoas trans”, destaca Renata Berenguer.
Serviço:
Semana da
Visibilidade Trans da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE) da OAB-PE
Exibição do
curta-metragem “Identidade - o direito à vida transvesti”, dirigido pela
jornalista Silvia Bessa
- Quarta-feira,
dia 26/01, às 10h30, no Cinema do Porto Digital, no 16º andar do Edifício
Vasco Rodrigues (Cais do Apolo, nº 222)
- Sexta-feira,
dia 28/01, às 14h, no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT (Rua
dos Médicis, 86 - Boa Vista)
- Sábado,
dia 29/01, às 22h30 na TV Universitária, da Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE),
Comentários
Postar um comentário