Poesia e astrologia são as atrações da live do projeto “Quintal do Bandeira”

“A escrita das estrelas: um mapa astropoético para Manuel Bandeira”. É com esse tema que vai ao ar, nesta quinta-feira (30), a live do projeto “Quintal do Bandeira”, promovido pelo Espaço Pasárgada. A transmissão será a partir das 19h, no canal do Youtube da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), youtube.com/SecultPE.

Durante a interpretação do mapa astral do poeta modernista, patrono do equipamento cultural, serão declamados poemas para ilustrar as sinalizações celestes indicadas na constelação de Bandeira.

“A astrologia é um saber antigo, que dialoga com vários outros saberes. Quando vi o mapa de Bandeira, achei que seria legal fazer uma leitura simbólica desses conteúdos astrológicos que existem nas sinalizações do céu do nascimento dele. A proposta é essa: uma leitura dizendo quais são os planetas e as posições em que eles estão e como foi a resposta disso na poesia de Bandeira”, explica a astróloga e poeta Stela Siebra, uma das convidadas da live.

Como Bandeira dizia que adorava ser fotografado, traduzido e musicado, a live terá também a participação do músico e pesquisador Lucas Oliveira. O projeto “Quintal do Bandeira” é um conjunto de encontros virtuais que tiveram início em julho deste ano, sempre às últimas quintas-feiras de cada mês, com pessoas convidadas pelo Espaço Pasárgada. Os encontros abordam assuntos referentes à cultura, nas linguagens com as quais a Casa de Manuel Bandeira vem se relacionando ao longo dos anos, como literatura, poesia, teatro, cinema e patrimônio.

Frente da Casa Manuel Bandeira - Espaço Pasárgada, na Boa Vista

Serviço
Quintal do Bandeira – A escrita das estrelas: um mapa astropoético para Manuel Bandeira
Quando: 30 de dezembro (quinta-feira), às 19h
Transmissão pelo canal da Secult-PE/Fundarpe no YouTube: youtube.com/SecultPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas