Sua Ideia Pode Virar Selo – Prazo para envio de sugestões termina hoje, dia 30 de novembro

 

 

Os Correios recebem, até hoje terça-feira (30), propostas para os selos especiais e comemorativos que serão emitidos em 2023. A sociedade em geral pode usar a criatividade e indicar motivos de selos que emocionam, marcam uma história ou que tenham afinidade. Eles poderão compor o Programa de Selos Postais (PSP).

 

Como resultado das indicações de “Sua Ideia Pode Virar Selo”, os motivos aprovados pela 119º Comissão Filatélica Nacional e que já fazem parte do Programa de Selos Postais 2022 são: Vacinas; Centenário da Semana de Arte Moderna; Homenagem a Daniel Azulay; Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul; Pôr do Sol; 200 Anos da Independência do Brasil; Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim; e As Vilas e as Populações Caiçaras do Brasil.

 

Os motivos retratam fatos históricos, personalidades e a diversidade cultural deste país continental. Para 2023, o prazo de sugestão encerra dia 30 de novembro, mas para os próximos anos (2024 a 2028) as sugestões continuarão abertas. Os critérios para as propostas de motivos estão disponíveis na Portaria 2014/2021 MCom.

 

Para participar, basta acessar o sistema “Sua Ideia Pode Virar Selo” e cadastrar a sua proposta.

 

NEXOFIL Awards 2021 - A Emissão Postal Comemorativa dos 150 anos do Chorinho, lançada pelos Correios no ano passado, conquistou o 3º lugar de Melhor Bloco de 2020 pelo Nexofil Awards 2021. Essa é a 8ª edição da premiação internacional, que ocorreu em Madrid, na Espanha. O primeiro e segundo colocados foram, respectivamente, do Uruguai (Bloco 250º Aniversário de Beethoven), e da Croácia (Bloco Minerais e Pedras).

 

Este foi o primeiro lançamento filatélico em tempos de pandemia. O selo traz uma imagem de fusão entre um bandolim e um pandeiro. O bandolim é vazado, mostrando a paisagem de um céu estrelado, com a lua cheia na posição da boca do instrumento. A paisagem se completa com a lua estando por detrás dos Arcos da Lapa, berço da boemia carioca e onde o Chorinho fez sua morada. Distribuídos pelo bloco, aparecem em destaque os selos dos instrumentos mais comuns associados ao Chorinho: a flauta transversa, bandolim, violão de 7 cordas, cavaquinho, pandeiro e clarinete.

 

O artista responsável pela imagem, o designer e ilustrador José Carlos trabalha com emissões filatélicas desde 2010, sendo já premiado em outras edições. Ele revela a emoção por mais um trabalho reconhecido: “Fico muito feliz e honrado com a premiação do meu trabalho, especialmente porque foi algo inesperado. Ao criar o selo, a preocupação que tenho é em transmitir graficamente os conceitos aos quais se propõem a emissão e como viabilizar da melhor forma a produção. Saber que o selo atendeu às expectativas dos Correios e Filatelistas já seria um ótimo resultado a meu ver. Ter este trabalho reconhecido por um prêmio, ainda mais sendo internacional e tão prestigiado, é algo inimaginável. Agradeço a todos que colaboraram no desenvolvimento e produção da peça”, finalizou.

 

Esta emissão premiada está à venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios. Veja mais e conheça o universo filatélico no Blog da Filatelia.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Som de Vinil inicia a programação de novembro do Taca Mais Música

Autor pernambucano Samuel Santos lança livro infantojuvenil Maria Preta pela Região Metropolitana do Recife, em novembro

Últimos dias da exposição Casa Habitada, dos fotógrafos Ulisses Moura, Dhyego Lima e Nivaldo Carvalho