Espaços culturais do Recife participam da 15ª Primavera dos Museus

 

Platibandas e Fachadas São José

Museu da Cidade, Casa do Carnaval e MAMAM farão brotar na programação desta semana atividades virtuais e presenciais, com protocolos sanitários reforçados, para aderir à mobilização de mais de 680 museus em todo o país

A semana será de muitas atividades nos museus geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Oferecendo programações virtuais e presenciais, com protocolos sanitários reforçados, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), o Museu da Cidade e a Casa do Carnaval participam da Primavera dos Museus, articulação nacional, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), até o próximo dia 26 de setembro.

Com o tema “Museus: perdas e recomeços, uma reflexão sobre a atuação dos museus nesse momento tão delicado”, a Primavera chega à sua 15ª edição, com a adesão de 680 espaços culturais em todo o país, que realizarão mais de 1.700 atividades.

MUSEU DA CIDADE

Com o intuito de valorizar nosso patrimônio arquitetônico, o Museu da Cidade do Recife promove, nas próximas quinta, sexta e sábado (23, 24 e 25), a atividade gratuita de desenho e colagem "Platibandas e Fachadas: São José", que convidará o público a observar e reproduzir um elemento decorativo que já foi muito recorrente nas fachadas das casas do bairro histórico, nos séculos 19 e 20, para esconder os telhados e escoar a água da chuva.

A atividade, que integra a programação da 15ª Semana da Primavera dos Museus, é voltada para toda a família, crianças e adultos, e tem duração de 30 minutos. Não é necessária inscrição prévia. Para participar, basta visitar o Museu entre 13h e 16h, nos dias com programação.

Além da atividade gratuita, o Museu também abre, no próximo dia 23, a exposição temporária "Platibandas e Fachadas: São José", que ficará em cartaz na Sala das Cidades. O espaço contará com um grande varal com fotografias, lambe-lambes, textos e outros dispositivos visuais sobre as platibandas do bairro de São José. Objetos do acervo do Museu, que remetem às construções da cidade, como azulejos e pinhas, também estarão expostos no local.

Platibandas e Fachadas: São José

Atividade gratuita

Dias 23, 24 e 25 de setembro

Das 13h às 16h (duração de 30 minutos)

Não é necessário inscrição prévia

Exposição

De 23 de setembro a 23 de outubro

Na Sala das Cidades

Visitação

Nesta fase de reabertura, o Museu funciona para visitação de terça a sábado, das 10h às 16h

O Museu da Cidade fica no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José

Informações: (81) 3355-9540/ 3355-9558

 

CASA DO CARNAVAL

Como parte da Programação da 15ª Primavera dos Museus, será ministrada, de amanhã (22) a sexta (24), a oficina de Introdução à Prática de Conservação Preventiva em Acervos Museológicos. A programação será virtual, das 9h às 12h, com Bruno Araújo, doutor professor em Museologia e Patrimônio. A oficina tem o patrocínio do Funcultura e faz parte da contrapartida do Projeto de Higienização Mecânica e Acondicionamento do Inventário do Frevo e do Acervo Bibliográfico do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval. O link para inscrições está na bio do perfil da Casa da Carnaval no Instragram: @­_casadocarnaval.

Outra novidade que brotará na Casa do Carnaval durante a Primavera dos Museus são os expedientes de visitação aos domingos. Acompanhando a retomada da movimentação no Pátio de São Pedro, a Casa do Carnaval passará, a partir deste fim de semana, a abrir aos domingos, das 13h às 17h, fomentando o retorno do público àquele entorno histórico, que sempre foi casa para tradições culturais ancestrais, especialmente as de matriz africana.

Está em cartaz no equipamento a exposição Ciranda de Todos Nós - Projeto Teia Viva, que celebra a tradição recém-declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Oficina de Introdução à Prática de Conservação Preventiva em Acervos Museológicos

De 22 a 24 de setembro

Inscrição: na bio do Instagram @­_casadocarnaval

Visitação

De terça a sexta, das 10h às 16h. A partir do próximo dia 26, abrirá também aos domingos, das 13h às 17h

A Casa do Carnaval fica no Pátio de São Pedro, casa 52

Informações: (81) 3355-3302/3355-3303

 

MAMAM

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) estreia, nesta quinta-feira (23), a exposição “CKD - CompletelyKnocked Down”. Resultado de um projeto de cooperação artística, a mostra reúne representantes de diferentes gerações do Recife e de Bremen, na Alemanha, totalizando nove expositores: cinco artistas recifenses e quatro artistas alemães, em uma realização colaborativa. Entre os participantes estão Paulo Bruscky, Marcio Almeida, Maria do Carmo Nino, Christian Haake, Wolfgang Hainke, Silvio Hansen, Tobias Heine, e os idealizadores do projeto Francisco Valença Vaz e Rebekka Kronsteiner. A organização é da Relicário Produções Culturais.

A exposição é uma construção coletiva com obras dos artistas locais e fragmentos de obras dos artistas alemães, que vieram em um container da Alemanha. Daí o título da mostra, que se refere a um termo técnico para definir o conjunto de partes completamente desmontadas de um único produto. Seguindo o protocolo “CKD”, as obras foram desmontadas e acondicionadas em caixas que correspondem a um décimo de um contêiner de vinte pés. 

Nesta curadoria compartilhada, até os objetos que transportaram as obras passaram a fazer parte da exposição, transformando o processo de transporte entre Bremen e Recife numa metáfora para a estreita colaboração entre artistas de ambas as cidades. Além disso, “Completely Knocked Down” se refere diretamente ao impacto físico de um mundo globalizado em que, por meio de processos e interações cada vez mais virtuais, uma coexistência política e artística acaba por se tornar mais fragmentada. A exposição fica em cartaz no MAMAM até 11 de dezembro. 

Também está em cartaz no museu a exposição "Fios e fissuras: costurando memórias", com obras do acervo do MAMAM, reunidas a partir da curadoria dos estagiários dos diversos setores do museu, sob orientação de Nathalia Vieira, Mariza Mariano e Gustavo Albuquerque. A mostra já está aberta à visitação.

 

Exposição “Fios e fissuras: costurando memórias"

Em cartaz

Exposição “CKD - COMPLETELY KNOCKED DOWN”

De 23 de setembro a 11 de dezembro de 2021

Visitação

De terça a sábado, das 12h às 17h

O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista

Informações: (81) 3355-6871





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii