A aula-espetáculo do projeto Conect-Ação Teatro vai apresentar mapeamento inédito da acessibilidade comunicacional de teatros pernambucanos

 

Foto Divulgação


A transmissão, que também terá a apresentação de uma cena teatral, será acessível, pelo YouTube, hoje, dia 30/09, às 19h

 

O projeto “Conectação teatro: pesquisa exploratória de práticas com acessibilidade comunicacional em teatros do Reino Unido e Pernambuco”, com incentivo do Funcultura, chega na etapa final e apresentará uma aula-espetáculo hoje, dia 30/09, às 19h, através do canal da VouSer Acessibilidade no Youtube. No encontro, além do compartilhamento dos dados da pesquisa sobre acessibilidade nos teatros pernambucanos, haverá a apresentação da experimentação cênica “A lagarta que queria voar” com atuação de Andreza Nóbrega e participação de Efraim Canuto. O encontro será acessível com Libras e audiodescrição.

A primeira fase da pesquisa de campo foi realizada no início de 2020 na Inglaterra, na qual a pesquisadora Andreza Nóbrega visitou teatros londrinos e assistiu espetáculos acessíveis. Depois, doze espaços teatrais pernambucanos foram entrevistados e no último mês cerca de 50 pessoas, entre elas produtores, gestores culturais e espectadores com e sem deficiência, participaram da oficina com duração de 15 horas que deu continuidade a pesquisa através da troca de experiências e da criação conjunta de recomendações para um teatro mais acessível.

Com o intuito do fazer teatral na perspectiva da diversidade, garantindo o reconhecimento de pessoas com deficiência enquanto artistas e espectadoras e criar novas alternativas para a construção de espaços culturais e políticas públicas mais acolhedoras e acessíveis foi realizado o mapeamento das condições da acessibilidade comunicacional de teatros Pernambucanos, usando como referência 12 teatros da região metropolitana e do interior: o Centro Cultural Antônio Coreia de Oliveira, Teatro Dona Amélia, Teatro de Santa Isabel, Centro de Formação e pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo (composto pelo Teatro Apolo e o Teatro Hermilo), Teatro Barreto Júnior, Teatro Luiz Mendonça, Teatro Reinaldo de Oliveira, Teatro Rui Limeira Rosal, Teatro Marco Camarotti, Teatro Capiba e Teatro Geraldo Barros.

Já a apresentação experimental da cena “A lagarta que queria voar” terá atuação e roteiro de Andreza Nóbrega, que também é artista e audiodescritora e participação de Efraim Canuto, ator e tradutor/intérprete de Libras. A cena, concebida colaborativamente pelos dois artistas, terá audiodescrição e Libras integrada, e fala sobre uma lagarta que tinha pressa para virar borboleta e voar, uma metáfora que atravessa Andreza há muito tempo e que tomou forma na viagem a Londres, inspirada nas referências de acessibilidade integrada. “A concepção da cena surgiu a partir das coisas que já vi aqui no Brasil e do meu desejo de pensar o fazer artístico em diálogo poético com os recursos de acessibilidade.”

 

Serviço:

Live da aula-espetáculo Conect-Ação Teatro

Data: 30/09

Horário: 19h

YouTube da VouSer: https://www.youtube.com/channel/UCYQgcONBfHbmI-OJhRnoJxA

Mais informações no instagram @vouseracessibilidade

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas