Webdocumentário “Camará Cantará” retrata cena musical da cidade de Camaragibe

Curta-metragem reúne mais de 10 artistas e evoca questões como articulação e brincadeiras ancestrais. Foto: Mestre Zé Negão, de Camaragibe/ Divulgação

A música de Camaragibe, município situado na Região Metropolitana do Recife, entra em evidência no webdocumentário “Camará Cantará: música enquanto elemento de articulação e brincadeira ancestral”, que estreia no Portal Embrazado, na próxima segunda-feira (30). O trabalho é resultado da convocatória Correspondentes Embrazado, que elegeu a jornalista e artista Kalor como representante pernambucana. Ela convidou o arteducador e músico Bicicastelo e o editor Gabriel Araújo (Gibxlv) para fazer uma verdadeira viagem pelas sonoridades do território onde os três vivem.

O curta-metragem reúne entrevistas de mais de dez trabalhadores da música, entre grupos e artistas solo, intérpretes, compositores e instrumentistas: Lia de Camaragibe, Brenda Guimarães, Mestre Ligeirinho e o Boi dos Dendê, formado junto à sua família: a mãe Cícera, seu irmão Sandro, seu filho Dimas e o sobrinho, Pedro. Há também depoimentos de Maicão, poeta Malunguinho, Cidra, Jack, Rick e PL, além de contemplar registros disponíveis na internet de Mestre Zé Negão, Mestre Dudé, Urso Mimoso de Camaragibe, Alex Monte, Z Alterado e MC Reino.

Urso-Mimoso-de-Camaragibe

Perspectivas diversas em gênero, faixa etária e cenas musicais dialogam entre si, a partir das perguntas elaboradas por Kalor e Bicicastelo sobre a relação da música com ancestralidade, território, brincadeiras e articulações. Ficou a cargo de Gibxlv dar a liga na montagem do vídeo, que conta também com imagens de arquivo encontradas nas redes sociais dos artistas e produzidas pela cena audiovisual agregada às produções musicais. Todo o processo foi acompanhado por Rodrigo Édipo, editor do portal Embrazado, e Igor Marques, um dos fundadores do projeto e também responsável pela finalização do vídeo.

“A gente está próximo de fechar o ciclo do projeto do Portal Embrazado com a Petrobras como patrocinadora. Com esse filme, sinto que o projeto está se encerrando em expansão”, destaca Édipo, que foi responsável por coordenar editorialmente os conteúdos trabalhados em quatro capitais do Brasil, sendo Camaragibe a única cidade suburbana contemplada na convocatória. “É valioso perceber que a periferia é o novo centro, a partir do momento que nos colocamos como eixo e passamos a valorizar a trajetória de artistas que transformam com a música suas próprias realidades e consequentemente a realidade da nossa cidade”, finaliza Kalor, que mora em Camará desde que nasceu.

Para conferir o vídeo, acesse: www.portalembrazado.com.br.

Serviço

Lançamento do filme “Camará Cantará: música enquanto elemento de articulação e brincadeira ancestral”
Quando: 30 de agosto de 2021 (segunda-feira) às 18h
Acesso gratuito: www.portalembrazado.com.br

Fonte: assessoria/Secult/PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas