Festival VerOuvindo divulga 6ª edição para novembro de 2021

  

Foto Manuela Salazar

Formato presencial trará sessões acessíveis no Recife, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão de 10 a 15 de novembro. Inscrições para mostras competitivas de Audiodescrição e Libras estão abertas 

O 6º VerOuvindo - Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife está com data marcada para acontecer em 2021. De 10 a 15 de novembro, o primeiro festival de acessibilidade no cinema do estado trará mais uma vez para Recife, Região Metropolitana e Zona da Mata filmes com audiodescrição- AD, legendas para surdos e ensurdecidos - LSE e tradução para a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Este ano, por conta da pandemia de coronavírus, serão seguidos todos os protocolos de segurança contra a disseminação da Covid-19. 

Para 2021, a grande novidade é a inédita premiação para filmes traduzidos para Libras na Mostra Competitiva de Curtas com Tradução Audiovisual em Língua de Sinais - TALS. Com isso, o VerOuvindo se torna o 1º festival de cinema no Brasil a oferecer premiação para profissionais intérpretes e tradutores de Libras. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas de forma gratuita pelo site do festival www.verouvindo.com 

Esse feito vem se somar a também pioneira e já consagrada Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição, a primeira mostra do Brasil com premiação em dinheiro para profissionais da audiodescrição, que acontece desde 2014, ano da primeira edição do festival . As inscrições para essa mostra também são gratuitas e estão abertas no site www.verouvindo.com até dia 30 de setembro. Os filmes das duas mostras concorrerão a premiações que somam o valor de até R$ 6 mil. 

Jornada VerOuvindo com inscrições abertas

Para quem já trabalha com cinema inclusivo e quer apresentar suas produções ou para quem quer se especializar na tradução audiovisual acessível- TAVA, o VerOuvindo já está com as inscrições para as comunicações orais, de cunho teórico ou prático, a serem apresentadas na Jornada VerOuvindo, que acontece de 12 a 15 de novembro dentro do festival. As informações sobre inscrições para oficinas e seminários da Jornada estarão disponíveis em breve.

Sessões serão presenciais e ocorrerão nos Cinemas da Fundação de 10 a 15 de novembro. 

Sobre o Festival VerOuvindo

O VerOuvindo é um festival de filmes com acessibilidade comunicacional que, desde 2014, fomenta o debate sobre a produção e a exibição da audiodescrição - AD, da língua brasileira de sinais - Libras e da legenda para surdos e ensurdecidos - LSE nos produtos audiovisuais preocupado com a função técnica e estética.

Sua programação inclui mostra competitiva de curtas nacionais com audiodescrição, exibição de curtas e longas com recursos de acessibilidade, além de atividades formativas como oficinas, palestras e debates sobre acessibilidade comunicacional, entre especialistas, profissionais e público. Outro ponto é a contribuição para experimentos das tecnologias assistivas na sala de cinema. Diferente de outros festivais, o VerOuvindo, além de exibir filmes acessíveis, produz conteúdo acessível para curtas e longas. 

Desde a primeira edição, o projeto conta com apoio do Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco, o Funcultura. Assim, o Festival VerOuvindo de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife vem se consolidando ao longo de suas edições como um dos principais do país com sessões voltadas para pessoas com deficiência sensorial.

 Serviço:

6º VerOuvindo - Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife

10 a 15 de novembro de 2021

Cinemas da Fundação

Inscrições abertas até dia 30 de setembro:

Mostra Competitiva de Curtas com Tradução Audiovisual em Língua de Sinais - TALS

Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição

www.verouvindo.com  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado