Olhar Periférico Festival de Cinema traz um Raio X das periferias brasileiras

  

Foram selecionados 33 filmes de curtas-metragens de diversos Estados brasileiros que serão exibidos gratuitamente. Pernambuco participa com Renata Pinheiro e Alcimar Veríssimo.

De 2 a 15 de agosto acontece o Olhar Periférico Festival de Cinema que irá exibir de forma online 33 curtas-metragens de diversos Estados brasileiros. 

O Festival retrata universos de jovens ou não, mulheres e LGBTQI+ que moram nas periferias brasileiras.  Os curtas foram selecionados entre mais de 500 inscritos. O Festival também contará com mesas com a participação dos realizadores sobre o processo criativo dos filmes. As mostras serão transmitidas gratuitamente na plataforma #culturaemcasa https://culturaemcasa.com.br/.

Em diversos gêneros (documentário, ficção, animação) os 33 curtas-metragens do Olhar Periférico Festival de Cinema estão divididos em quatro mostras competitivas nas categorias: Mostra Olhar FemininoMostra Olhar Diversidade, Mostra Olhar Jovem e Mostra Todos os Olhares, com curtas-metragens dirigidos respectivamente por mulheres, LGBTQIA+, jovens de até 29 anos e adultos. Todos retratando as diferentes realidades da vida nas periferias do Brasil.

Grito de esperança

De acordo com o diretor Eduardo Santana, o Olhar Periférico surge como um novo festival de cinema para ampliar o acesso aos jovens e aos cineastas das periferias de todo o Brasil, além de valorizar as iniciativas comunitárias periféricas que representem a diversidade dos territórios.

 “O diferencial é justamente exibir nesta estreia 33 produções de curtas-metragens das 503 inscrições de todas as regiões e que muitas vezes não tem espaços para exibição, um grito de esperança e também de liberdade aos realizadores. Contamos ainda com uma mostra especial com exibição de 8 longas-metragens premiados produzidos nos últimos anos que retratam as periferias e um sarau que foi realizado 100% online com artistas de vários locais”.

Estão representadas obras audiovisuais dos estados da Bahia, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Pará, Sergipe e Santa Catarina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paço do Frevo, Cais do Sertão, Recife Latino e muito mais no Olha! Recife

Hey Jude & Orquestra volta ao Recife para tributo aos Beatles com a turnê Now and Then

Maestro Duda faz show no Sesc Casa Amarela