Cais do Sertão celebra o legado da mestra Maria Amélia e do compositor Ary Lobo

 

 

Maria Amélia / Foto Guga Matos

Artesã da Zona da Mata é personagem da série Patrimônios Vivos de Pernambuco, no Instagram, já o músico paraense ganhou playlist especial no canal do Spotify

 

Durante todo o mês, os internautas conferiram de perto as novas ações desenvolvidas pelo Centro Cultural Cais do Sertão. Entre elas, a série de Patrimônios Vivos de Pernambuco, que conta com registros fotográficos e minibiografias dos homenageados. Nesta semana, os admiradores do museu vão poder adentrar ao universo das cerâmicas da mestra Maria Amélia, de Tracunhaém (Zona da Mata), e a playlist dedicada ao compositor paraense Ary Lobo, sob o título “Quem vem lá? É Ary Lobo”. As ações podem ser acessadas gratuitamente no Instagram (@caisdosertao) e no Spotify do Cais. 

Nascida em Tracunhaém, Zona da Mata do Estado, a ceramista Maria Amélia, iniciou o trabalho no barro sob influência do pai, o louceiro mestre Dunde. Com o passar do tempo, especializou-se em modelar figuras de santos, tornando-se uma das maiores artesãs de Pernambuco. A sua contribuição para a preservação da memória e do artesanato ganhou fama nacional e internacional. Entre homenagens e premiações, a mestra participou da exposição “100 anos do Brasil”, na França, em 2003, e foi homenageada como “Artesã mais antiga” na Festa dos Artesãos, em Tracunhaém, no ano de 2005. 

“A repercussão da série de Patrimônios Vivos tem sido bem positiva entre os internautas. As publicações seguirão homenageando cada vez mais artistas do nosso Estado. Toda a programação virtual do Cais tem como objetivo aproximar cada vez mais artistas, gestores e acadêmicos no debate acerca da contemporaneidade”, comenta a coordenadora de Conteúdo do Cais, Clarice Andrade.


Ary Lobo / Foto Reprodução
 

Além da publicação especial no Instagram, o internauta pode desvendar as narrativas musicais do músico paraense Ary Lobo. Enquanto artista, Ary foi um dos principais nomes da música do Norte e Nordeste. Ele deixou uma obra vasta, repleta de baiões, cocos e rojões, recheada de temáticas envolvendo os costumes do povo do Norte. A seleção “Quem vem lá? É Ary Lobo” foi idealizada pelo time do Educativo do Cais e está disponível para audição e download no Spotify.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas