Vídeo da música “Lavadeira do Rio” de Lenine é 100% desenhado em estilo de cordel

 

Artista plástica Mari Salmonson e o Coral da USP

lançam clipe em formato de Arte hoje às 17hs

A artista plástica e comunicadora da cultura popular brasileira Mari Salmonson foi convidada pelo Coral da USP para ilustrar a história contada na famosa música “Lavadeira do Rio”. A composição de Lenine faz parte do repertório do CORALUSP 12 Em Ponto, que possui um programa de compositores nordestinos de várias épocas e estilos.

Como alterativa para as apresentações, os corais vêm enfrentando grandes desafios e uma das formas encontradas foram as plataformas digitais. Desde o início da pandemia, o Coral da USP, comandado pelo regente Eduardo Fernandes, vem oferecendo programas digitais e conteúdos em seus canais nas redes. O mais novo projeto, será lançado hoje, dia 24 de abril às 17h nos canais do CORALUSP (Youtube, Facebook e Instagram), conta a história da “Lavadeira do Rio” por meio de ilustrações criadas por Mari.

O clipe é o primeiro, lançado pelo Coral, que mesclará a arte visual com a poesia da música. O estilo de cordel nasceu da literatura de cordel, que é um gênero literário sobre temas da cultura popular brasileira impresso em folhetos.

Lançamento: 24 de abril às 17h

Onde: Youtube, Facebook e Instagram do Coralusp

Do hobby a grandes projetos | Sobre Mari Salmonson

A multipotencialidade de Mari Salmonson

Mari pode ser considerada uma pessoa multipotencial, assim como uma de suas grandes referências artísticas – o Renascentista Leonardo da Vinci. Mari é artista plástica, comunicadora da cultura popular brasileira, empreendedora, mentora e também voluntária.

Sempre conectada com seu círculo familiar, Mari lembra-se da época que ouvia as lendas brasileiras contadas na fazenda de seus avós, em Araras. Essas experiências adicionadas à estética de xilogravura de cordel e à influência de trabalhos de artistas como Tarsila do Amaral e Adriana Varejão trouxeram o que hoje caracteriza as suas obras. O preto e branco são predominantes e a paixão pela cultura popular brasileira dão vida às ilustrações.

Atualmente, Mari possui sua base em Chicago, para onde se mudou em 2019, e logo ingressou no Art Institute of Chicago School para aprimorar seu talento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos 80 anos de Raul Seixas, musical celebra o Maluco Beleza em única sessão no Recife

Festival de Circo do Brasil retorna ao Recife com programação franco-brasileira

Diversão em dose dupla, Chapeuzinho de Neve Adormecida e A Princesa dos Mares são atrações do Teatro Luiz Mendonça