LUAN CARDOSO LANÇA “DESÁGUA”

Luan Cardoso por Ana Rovati 

Jovem cineasta estreia filme com a banda pernambucana MOMBOJÓ no dia 1 de maio no canal Music Box Brazil. Diretor, aos 26 anos, também comemora prêmios que acaba de receber pelo longa Ménage e os 10 anos de sua produtora Quixó

No momento em que comemora 20 anos de carreira, o grupo pernambucano Mombojó, o cineasta Luan Cardoso e a roteirista Ana Souto, apresentam Deságua, longa metragem de ficção dividido em nove episódios (clipes) da banda.

O lançamento será no próximo sábado dia 1 de maio, no canal Music Box Brazil, às 22h35. O filme conta a saga de um pai, que após a morte de sua esposa, vem do Nordeste com os dois filhos para viver na caótica cidade de São Paulo, no fim da década passada e passam por situações instáveis que acabam tocando em temas específicos do mundo contemporâneo: a sensação de deslocamento, a fragilidade dos relacionamentos, vícios, a perda e a divisão de um país. O projeto ainda conta com as participações de Lenine, Guilherme Arantes e Herve Salters da banda francesa General Elektriks.

Nesse momento, Luan, aos 26 anos, também comemora a participação e a premiação de seu primeiro longa de ficção “Ménage” (2020) em alguns festivais, como o "8° Festival de Cinema de Caruaru", o "2°Inhapim CineFest", o reconhecido "XVII FANTASPOA" em Porto Alegre e as competição anuais e mensais do "Lisbon Cine Festival 2021" em Portugal, onde levou o prêmio de "Melhor Filme de Baixo Orçamento", o "Anatolia International FilmFest" em Istambul, o Grego "Athens International Montly Art Film" que escolheu o filme como "Melhor Roteiro Original" e o "5º Festival Rio Fantastik", onde ganhou o "Cramulhão" de Melhor Filme, Melhor Diretor e Menção Honrosa de Melhor Ator para Vinicius Ferreira no papel de Ariel Albuquerque. O filme conta sobre três políticos que se envolvem em uma trama de sexo, corrupção e traição.

Sem nenhum incentivo fiscal, Luan trabalhou nas duas produções com um orçamento pequeno e contou com uma equipe de parceiros e apoiadores nessa sua missão de produzir cinema com pouco. “Esses projetos foram desenvolvidos na raça, contando com o total apoio de amigos e também com muitas trocas de trabalho, escambos, principalmente para a finalização dos filmes que é a fase mais cara por vezes.” Mas conclui, “Claro que essa não é a situação ideal para se produzir arte nem de longe, mas tem sido a forma que temos encontrado para defender a existência de projetos como esse através do cinema, que é uma arte muito excludente quando não se é bem nascido no Brasil.”

SERVIÇO

Longa-metragem ‘Deságua’

Canal de TV por assinatura: Music Box Brazil

Exibições: 01/05, 22h35.

2/5, 10h30

11/5, 12h

27/5, 20h25

Duração: 72 minutos

Classificação indicativa:Livre

Principais operadoras: Claro HD/Net HD (623), Claro/Net (123), Oi TV (145) e Vivo TV (637)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife reabrem ao público

TV Pernambuco não vai deixar ninguém desanimar neste mês junino

Já está no ar a websérie Pílulas de Pesquisas Acadêmicas CPT Sesc