LUAN CARDOSO LANÇA “DESÁGUA”

Luan Cardoso por Ana Rovati 

Jovem cineasta estreia filme com a banda pernambucana MOMBOJÓ no dia 1 de maio no canal Music Box Brazil. Diretor, aos 26 anos, também comemora prêmios que acaba de receber pelo longa Ménage e os 10 anos de sua produtora Quixó

No momento em que comemora 20 anos de carreira, o grupo pernambucano Mombojó, o cineasta Luan Cardoso e a roteirista Ana Souto, apresentam Deságua, longa metragem de ficção dividido em nove episódios (clipes) da banda.

O lançamento será no próximo sábado dia 1 de maio, no canal Music Box Brazil, às 22h35. O filme conta a saga de um pai, que após a morte de sua esposa, vem do Nordeste com os dois filhos para viver na caótica cidade de São Paulo, no fim da década passada e passam por situações instáveis que acabam tocando em temas específicos do mundo contemporâneo: a sensação de deslocamento, a fragilidade dos relacionamentos, vícios, a perda e a divisão de um país. O projeto ainda conta com as participações de Lenine, Guilherme Arantes e Herve Salters da banda francesa General Elektriks.

Nesse momento, Luan, aos 26 anos, também comemora a participação e a premiação de seu primeiro longa de ficção “Ménage” (2020) em alguns festivais, como o "8° Festival de Cinema de Caruaru", o "2°Inhapim CineFest", o reconhecido "XVII FANTASPOA" em Porto Alegre e as competição anuais e mensais do "Lisbon Cine Festival 2021" em Portugal, onde levou o prêmio de "Melhor Filme de Baixo Orçamento", o "Anatolia International FilmFest" em Istambul, o Grego "Athens International Montly Art Film" que escolheu o filme como "Melhor Roteiro Original" e o "5º Festival Rio Fantastik", onde ganhou o "Cramulhão" de Melhor Filme, Melhor Diretor e Menção Honrosa de Melhor Ator para Vinicius Ferreira no papel de Ariel Albuquerque. O filme conta sobre três políticos que se envolvem em uma trama de sexo, corrupção e traição.

Sem nenhum incentivo fiscal, Luan trabalhou nas duas produções com um orçamento pequeno e contou com uma equipe de parceiros e apoiadores nessa sua missão de produzir cinema com pouco. “Esses projetos foram desenvolvidos na raça, contando com o total apoio de amigos e também com muitas trocas de trabalho, escambos, principalmente para a finalização dos filmes que é a fase mais cara por vezes.” Mas conclui, “Claro que essa não é a situação ideal para se produzir arte nem de longe, mas tem sido a forma que temos encontrado para defender a existência de projetos como esse através do cinema, que é uma arte muito excludente quando não se é bem nascido no Brasil.”

SERVIÇO

Longa-metragem ‘Deságua’

Canal de TV por assinatura: Music Box Brazil

Exibições: 01/05, 22h35.

2/5, 10h30

11/5, 12h

27/5, 20h25

Duração: 72 minutos

Classificação indicativa:Livre

Principais operadoras: Claro HD/Net HD (623), Claro/Net (123), Oi TV (145) e Vivo TV (637)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo