CD Santino Cirandeiro e Encontro de Gerações é lançado neste sábado


Neste sábado, dia 10 de abril, às 18h, a produtora Terno da Mata promove o lançamento virtual do segundo CD do Mestre Santino Cirandeiro, o mais antigo representante do gênero ainda em atividade em Pernambuco, no auge dos seus 80 anos. O disco, intitulado “Santino Cirandeiro e Encontro de Gerações”, chega mesclando tradição e renovação, com toda a bagagem dos mais de 60 anos de carreira de Santino, mas também com a participação da nova leva de cirandeiros de Nazaré da Mata, como Mestre Anderson Miguel, da Ciranda Raiz da Mata Norte, e Mestre Bi, da Ciranda Bela Rosa. O lançamento acontece, simultaneamente, no Facebook, Youtube e Instagram do Mestre Santino (@santinocirandeiro) e da Terno da Mata Produções (@ternodamata).

Morando atualmente em Nazaré da Mata, Santino faz parte de uma geração de nomes como João Limoeiro e Zé Galdino. Dos seus 80 anos de vida, completados em novembro passado, 64 anos foram dedicados à Ciranda. Deu início a sua vida profissional nos engenhos de Nazaré da Mata e adjacências, como trabalhador rural. Foi assim que mergulhou no universo da cultura local, tornando-se um artista popular e um dos mais conhecidos cirandeiros da Mata Norte. No currículo, além de apresentações fora do Brasil, mais três trabalhos gravados.

Esse álbum é um desdobramento de um projeto mais amplo, iniciado em 2019 com a produção de um mini documentário dirigido por Nilton Pereira. A tarefa sempre foi reconhecer e eternizar a história da lenda viva da ciranda da Mata Norte. O doc “Quem não conhece Santino... encontro de gerações” apresenta uma espécie de making of da gravação do CD, enquanto explora toda a musicalidade do mestre, os bastidores da gravação e belíssimas imagens da região Norte de Pernambuco. No vídeo, os contos e causos de Santino dividem a tela com histórias sobre a origem de algumas das suas letras... São histórias cantadas e costuradas nas suas cirandas, misturadas com suas lembranças de Macaparana, terra natal que deixou quando jovem ou dos anos de trabalho no engenho e na construção civil.

Logo após o lançamento, o disco estará disponível nas principais plataformas digitais de música.

Com produção assinada pela Terno da Mata Produções, o CD conta com incentivo da Lei Aldir Blanc, Funcultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco e Governo Federal.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começa nesta quinta o Festival Brasil Sabor

Festival Palco Giratório volta ao Recife com apoio da Prefeitura

The Calling faz show no Recife neste domingo para celebrar 20 anos do primeiro disco