Produtora pernambucana abre inscrições para cursos em Artes Cênicas

 

 

Foto Rogério Wanderley

Através da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, coletivo se firma oficialmente e lança duas formações gratuitas em janeiro, de modo a capacitar artistas remotamente durante o isolamento social

 

A Noz Produz, produtora cultural independente em Pernambuco, abriu neste dezembro de 2020 inscrições para duas oficinas virtuais – uma sobre Iluminação Cênica, com Rogério Wanderley; e outra sobre Teatro de Bonecos, com Álcio Lins. Os cursos são gratuitos, com incentivo da Lei Aldir Blanc, e acontecem virtualmente durante janeiro de 2021. As inscrições podem ser feitas em formulários disponíveis no Instagram da produtora, @nozproduz. 

Na oficina "Iluminação Cênica: Dramaturgia da Luz e seus Conceitos Técnicos", o ator, iluminador e professor pernambucano Rogério Wanderley compartilha virtualmente vasto conhecimento na área. Serão 16 encontros em tempo real entre 11 de janeiro e 22 de fevereiro, das 20h às 21h30, pela plataforma Google Meet. Rogério é integrante da Cênicas Cia. de Repertório e assinou iluminação de espetáculos como Baba Yaga, O Auto da Compadecida e Cicatriz. 

Oficina de bonecos com Alcio Lins 
São 30 vagas disponíveis a profissionais ou iniciantes que queiram se aprofundar em histórico, conceitos, técnicas e pormenores do ofício do iluminador cênico, capacitando mão de obra para iluminar espetáculos sob a ótica da dramaturgia cênica. As inscrições estão abertas desde 23 de dezembro e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 04 de janeiro. 


Outra oportunidade de formação disponível é a oficina "Teatro de Bonecos: História, Anatomias e Tipos Cênicos", com o ator, diretor e artista plástico alagoano Álcio Lins. Em 5 encontros virtuais entre 18 e 22 de janeiro, 30 alunos serão convocados a mergulhar nesse segmento das Artes Cênicas. Ao longo de sua trajetória, Álcio assinou trabalhos como os bonecos do Baile do Menino Deus e da 1ª temporada do Cantarolando com Carol Levy.

As aulas abordarão o surgimento desse tipo de teatro e como os participantes podem modelar, customizar e manipular seus próprios bonecos para cena. Após as explanações, haverá momento de tira-dúvidas com o professor. A proposta é perpetuar a tradição do teatro de bonecos, que é forte principalmente no Nordeste. As inscrições vão desta quarta-feira, 30 de dezembro, até 11 de janeiro.

 

O PODER DO COLETIVO – Em tempos difíceis para os trabalhadores da arte, especialmente as Artes Cênicas, um grupo de artistas pernambucanos se juntou em 2018 para dar vida a um espetáculo do pernambucano Rogério Wanderley. O ator e iluminador havia escrito na época o monólogo “Pasu – Caminho das Dúvidas”, que ganhou vida pela equipe e circulou até 2019 por Recife, Caruaru, Goiana e Jaboatão dos Guararapes.

 

Ali surgiu o embrião da Noz Produz, oficialmente lançada neste fim de 2020 com a aprovação de 4 projetos na Lei Aldir Blanc em Pernambuco. Além das duas formações artísticas, haverá também duas obras audiovisuais – a websérie (In)Cômodos, baseado em contos da literatura mundial; e o espetáculo virtual “Loré”, de autoria de Plínio Maciel. Os espetáculos encontram-se em fase de produção e têm previsão de estreia em março de 2021.

 

“Somos um grupo de artistas que acredita em boas ideias e na arte como uma proposta de transformar o mundo. Nosso intuito é seguir produzindo nossos trabalhos e oferecer a Pernambuco uma nova opção de produção em Artes Cênicas, criativa e inovadora”, comenta Rogério Wanderley. Mais informações sobre as oficinas pelo e-mail nozproduz@gmail.com ou pelo WhatsApp (81) 98103-5568.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes

Governo de Pernambuco abre inscrições para os Ciclos Carnavalesco e Junino de Pernambuco 2026 (CAJU)