Praça Nelson Ferreira recebe artes do Colorindo o Recife

 


Realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, o projeto transforma espaços públicos em galerias de arte a céu aberto



“Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon. Cadê teus blocos famosos... Bloco das Flores, andaluzas, pirilampos, apôs-fum dos carnavais saudosos”. Foi com a inspiração na Evocação No 1 de Nelson Ferreira que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realizou uma nova intervenção por meio do projeto Colorindo o Recife. 


Desta vez, a galeria de arte a céu aberto levou cores e mais vida à Praça Nelson Ferreira, em Santo Amaro. A praça, que tem em seu nome uma homenagem a um dos mais populares compositores do Nordeste, agora tem as cores do nosso Carnaval por toda a extensão do muro de quase 30 metros. Esta intervenção foi comandada pela artista plástica Karina Agra. O espaço fica situado à Rua dos Palmares entre as ruas do Sossego e Coelho Leite.


“Com o Colorindo o Recife, levamos cores aos espaços públicos da cidade, transformando a perspectiva das pessoas e preservando ainda mais os equipamentos de lazer e convivência. Essa valorização também incrementa os nossos atrativos turísticos, encantando moradores e visitantes de passagem pela nossa cidade”, destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.


O projeto Colorindo o Recife teve início em 2013 com a intenção de criar galerias a céu aberto, embelezando a cidade. O projeto cresceu e se transformou, em 2017, em política pública de fomento à arte urbana, com a abertura de um edital de cadastro de novos artistas do graffiti. Dentro do Colorindo o Recife, já foram realizadas diversas oficinas dentro das comunidades, incentivando a cultura por meio da arte urbana. De lá pra cá, mais de 200 espaços públicos receberam a intervenção do projeto, entre praças, pontes e muros que se transformaram em painéis artísticos. 



HUMANIZAÇÃO - O Colorindo Recife é presente nos mais diversos projetos da Prefeitura do Recife. Durante a pandemia do novo coronavírus, hospitais de campanha montados para receber pacientes vítimas da covid-19 receberam intervenções artísticas com mensagens e desenhos que levaram esperanças tanto para as pessoas em tratamento quanto para os profissionais que se dedicaram no seu trabalho de salvar vidas. 


Abrigos emergenciais e espaços para atendimento de pessoas em situação de rua também foram entregues com ilustrações de afeto. Além disso, foram realizadas intervenções artísticas em algumas das principais ruas e avenidas da cidade, levando mensagens de carinho àqueles que respeitaram o período de isolamento social, além do reforço para que todos continuem usando máscaras de proteção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas