Neste sábado (20) Marat Descartes faz estreia on-line do espetáculo documental Peça

 

 

Gestada em ensaios presenciais, mas amadurecida e nascida já num contexto on-line, Peça terá sua estreia e exibição pelo YouTube da produtora Corpo Rastreado neste sábado, dia 20, às  21h. O ator, nas sessões teatrais virtuais, fará uma transmissão ao vivo a partir de sua casa mesclada com vídeos pré-gravados. Para assistir ao espetáculo, basta acessar este link. Peça foi realizada com o apoio da 9ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.

O trânsito entre arte e vida, o tempo suspenso no período de isolamento social, a crise de sentidos e uma discussão do contexto sociopolítico do Brasil a partir da própria biografia são alguns traços de Peça, espetáculo escrito e idealizado por Marat Descartes, com direção de Janaina Leite, assistência de Gisele Calazans e colaboração de Nuno Ramos.

Devido ao fechamento dos teatros em março de 2020 em decorrência da pandemia do novo coronavírus, Peça - que já tinha um período de ensaios presenciais de aproximadamente dois meses - teve que mudar sua percepção da relação palco/plateia e passou a construir as cenas na lógica digital. Isso exigiu de Marat a reescrita de parte do texto, mas potencializou os tópicos que começavam a ser levantados no início do projeto, como a ascensão do fascismo no Brasil, o genocídio da população negra, o aumento do feminicídio e outros problemas sociais graves que cresceram durante o período de isolamento social.

“A peça foi reformulada e a todo tempo tive a preocupação de adequar o conteúdo a essa nova linguagem em vez de pensar numa adaptação do que já existia. A nova proposta está muito validada por ser o registro da necessidade de um artista em dialogar com seu tempo, com o confinamento e com a barbárie que o país está vivendo”, diz Marat Descartes.

 

Serviço:

De 20 de junho a 9 de agosto de 2020

Sextas, sábados e domingos, às 21h

Ingressos: Grátis.

Onde: Youtube/corporastreado

Duração: 50 min.

Classificação: 16 anos

Instagram @apecaonline

Facebook.com/apecaonline


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Ana de Ferro, inspirado no poema de Vital Correia Araújo, terá unica apresentação nesta terça-feira (26)

Contos dos Orixás, de autoria do baiano Hugo Canuto, será lançado nesta terça (26) na Caixa Cultural

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa