José Mário Austregésilo vai falar sobre o Rei do Baião no Outras Palavras desta segunda-feira, 29

Autor de “Luiz Gonzaga: o Homem, sua Terra e sua Luta”, o escritor vai conversar sobre detalhes do imaginário social diante do patrimônio artístico de Luiz Gonzaga. A live será por meio do Instagram da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe.

O encontro está marcado para esta segunda-feira (29), às 20h, e vai aproveitar o período dos festejos juninos para debater questões como identidade e o imaginário social diante do patrimônio artístico de Luiz Gonzaga. A conversa terá a mediação da historiadora Leda Dias, gestora da Política Cultural da Secult-PE.

Luiz Gonzaga – O homem, sua terra e sua luta” apresenta a linguagem popular presente na oralidade das canções de Gonzaga e os símbolos típicos da cultura nordestina. O livro discute a influência do rei do baião em movimentos artísticos e sua interferência decisiva na trajetória da música brasileira ao introduzir no cenário nacional os ritmos do Nordeste.

De acordo com Andréa Mota, coordenadora do Outras Palavras, a ideia é aproveitar o período das festas juninas para conversar com os jovens sobre esse importante personagem da cultura nacional que é Luiz Gonzaga. “Uma das vozes mais importantes da música brasileira, louva nossa gente, nossas histórias e nossas celebrações. Suas músicas nos lembram de quem somos. O Mestre Lua, pernambucano de Exú, nos orgulha com seu legado e tem importância fundamental na formação da identidade do povo nordestino”.

José Mário Austregésilo também é ator, produtor e diretor de radio, TV, cinema e teatro. É formado em Economia, com mestrado em Comunicação Social e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Participe

@culturape

(http://www.instagram.com/culturape).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco