HOJE TEM SÃO JOÃO NA REDE PERNAMBUCO
Os diferenciais do Festival São João na Rede são a diversidade da programação, a solidariedade e a visibilidade dos artistas da cultura nordestina. As apresentações musicais ocorrerão a noite, mas durante todo o dia serão exibidas oficinas de dança, de instrumentos musicais e de gastronomia regional, etc. Também haverá recitação de poesia/contos/causos, além de exibição de documentários e clipes. O evento contempla também as crianças, incluindo para estas contação de histórias, brincadeiras e oficinas (de dança, indumentárias, culinária).Um dos quadros na programação se chama ‘Aprendendo com mestres e mestras do Forró’. “Esse quadro será com entrevistas e rodas de conversas, com esses mestres falando do seu ofício e sua trajetória”, diz Guilherme Veras.
Hoje, 25, às 17hs, além dos shows, haverá o vídeo de bonecos Xô Corona, com a Cia Artística Mamulengos e Catrevagens, com texto e direção de Maria Oliveira.
A série XÔ CORONA, com bonecos, foi concebida no momento em que a pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, atinge o mundo inteiro.
É uma iniciativa autônoma de arte-educação para a saúde, “Assim, exercemos a nossa cidadania, ao compartilhar de forma lúdica os conteúdos informativos, pois entendemos que a arte pode favorecer o conhecimento, a diversão e o fortalecimento da autoestima, neste momento de vulnerabilidade social”, diz a produção.
Foram utilizados bonecos de vara e bonecos de luva do acervo da Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens sob a liderança de Maria Oliveira.
A ficha técnica conta com a interpretação de Maria Oliveira e Lucas Oliveira, que também assina a trilha sonora, imagens, som e edição.
O Festival, então, tem dois grandes objetivos: oferecer uma grade de entretenimento com artistas regionais que levarão para dentro das casas o Forró que alimenta o tradicional São João; e criar um fundo solidário destinado a profissionais da cadeia produtiva do Forró que estão em situação de vulnerabilidade por causa do distanciamento social. Essas doações serão realizadas mediante o cadastramento de pessoas no site www.saojoaonarede.com.br e distribuídas através de uma plataforma online. O ‘São João na Rede’ nasce do esforço conjunto entre Fórum Nacional Forró de Raiz (e suas representações estaduais), a Associação Cultural Balaio Nordeste e a Associação Respeita Januário, além de outras comunidades do Forró.
Comentários
Postar um comentário