HOJE TEM SÃO JOÃO NA REDE PERNAMBUCO

A partir das 15hs deixe o São João entrar na sua casa

Os diferenciais do Festival São João na Rede são a diversidade da programação, a solidariedade e a visibilidade dos artistas da cultura nordestina.  As apresentações musicais ocorrerão a noite, mas durante todo o dia serão exibidas oficinas de dança, de instrumentos musicais e de gastronomia regional, etc. Também haverá recitação de poesia/contos/causos, além de exibição de documentários e clipes. O evento contempla também as crianças, incluindo para estas contação de histórias, brincadeiras e oficinas (de dança, indumentárias, culinária).Um dos quadros na programação se chama ‘Aprendendo com mestres e mestras do Forró’. “Esse quadro será com entrevistas e rodas de conversas, com esses mestres falando do seu ofício e sua trajetória”, diz Guilherme Veras.

Maria e Lucas Oliveira fazem "Xô Corona", vídeo de bonecos, às 17h, 
na programação  do São João na Rede Pernambuco

Hoje, 25, às 17hs, além dos shows, haverá o vídeo de bonecos Xô Corona, com a Cia Artística Mamulengos e Catrevagens, com texto e direção de Maria Oliveira.

A série XÔ CORONA, com bonecos, foi concebida no momento em que a pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, atinge o mundo inteiro.

É uma iniciativa autônoma de arte-educação para a saúde, “Assim, exercemos a nossa cidadania, ao compartilhar de forma lúdica os conteúdos informativos, pois entendemos que a arte pode favorecer o conhecimento, a diversão e o fortalecimento da autoestima, neste momento de vulnerabilidade social”, diz a produção.

Foram utilizados bonecos de vara e bonecos de luva do acervo da Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens sob a liderança de Maria Oliveira.

A ficha técnica conta com a interpretação de Maria Oliveira e Lucas Oliveira, que também assina a trilha sonora, imagens, som e edição.

O Festival, então, tem dois grandes objetivos: oferecer uma grade de entretenimento com artistas regionais que levarão para dentro das casas o Forró que alimenta o tradicional São João; e criar um fundo solidário destinado a profissionais da cadeia produtiva do Forró que estão em situação de vulnerabilidade por causa do distanciamento social. Essas doações serão realizadas mediante o cadastramento de pessoas no site www.saojoaonarede.com.br e distribuídas através de uma plataforma online. O ‘São João na Rede’ nasce do esforço conjunto entre Fórum Nacional Forró de Raiz (e suas representações estaduais), a Associação Cultural Balaio Nordeste e a Associação Respeita Januário, além de outras comunidades do Forró.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária