Flipojuca promove live com Antonio Carlos Secchin



O Imortal da ABL é o convidado para falar sobre o pernambucano João Cabral de Melo Neto

A obra de João Cabral de Melo Neto, e como ela dialoga com a cultura brasileira, é tema de discussão da primeira live da Flipojuca - Feira Literária do Vale do Ipojuca, numa parceria entra a Fliporto Editora e a Fundaj - Fundação Joaquim Nabuco, além do apoio da Prefeitura do Ipojuca. A palestra será ministrada pelo imortal da Academia Brasileira de Letras, o escritor Antônio Carlos Secchin, ocupante da cadeira dezenove da ABL. A conferência acontecerá esta sexta-feira (12), a partir das 18h, no Instagram da Fundaj (@fundajoficial).

Para mediar a conversa com o poeta, ensaísta e crítico literário brasileiro, organizador da antologia de João Cabral, foi convidada a professora e médica Selma Vasconcelos, titular da Academia Pernambucana de Medicina e da Academia  de Artes e Letras do Nordeste. Selma também é estudiosa das produções do recifense. Escreveu 'João Cabral de Melo Neto - retrato falado do poeta' e 'João Cabral de Melo Neto- memória documental', registro em mídia digital de toda a correspondência pessoal do poeta depositada na Fundação Casa de Rui Barbosa, trazida por Selma para Universidades, Fundações Culturais de Pernambuco e disponibilizadas aos pesquisadores do Nordeste.

Considerado por grandes literatas, a exemplo do moçambicano Mia couto, como o maior poeta da língua portuguesa, João Cabral de Melo Neto é autor de clássicos como 'Cão sem plumas' e 'Morte e Vida Severina'. Foi o único brasileiro da história a receber o Prêmio Neustadt, conhecido por ser o Nobel Americano de Literatura. A honraria já foi dada a nomes como Gabriel García Márquez e à estadunidense Elizabeth Bishop. A verve da poesia do recifense também parece ser de família. Cabral é primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre.

Secchin - O escritor começou a ganhar notoriedade com a publicação 'João Cabral: A poesia do menos', mas sua vasta produção literária abrange títulos como 'A ilha' (1971), 'Ária de estação' (1973), 'Movimento' (1976), 'Elementos' (1983), 'Diga-se de passagem' (1988), 'Poesia e desordem' (1996), 'Todos os ventos (2002), 'Escritos sobre poesia e alguma ficção' (2003), 'Guia de sebos '(2003, 4ª edição), '50 poemas escolhidos pelo autor' (2006), 'Memórias de um leitor de poesia' (2010) e 'O Galo Gago' (2018, sua mais recente publicação.

SERVIÇO:
Flipojuca apresenta Antonio Carlos Secchin com mediação de Selma Vasconcelos
Diálogos de João Cabral com a Literatura Brasileira
Quando: Sexta-feira (12) | 18h
Onde: Instagram da Fundaj (@fundajoficial)
Quanto: Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Ana de Ferro, inspirado no poema de Vital Correia Araújo, terá unica apresentação nesta terça-feira (26)

Contos dos Orixás, de autoria do baiano Hugo Canuto, será lançado nesta terça (26) na Caixa Cultural

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa