O BACALHAU NA VARA FAZ A QUARTA-FEIRA DE CINZAS NO MERCADO DA BOA VISTA COMEMORANDO 16 ANOS DE FOLIA


Para quem ainda tem fôlego para frever, o Bacalhau Na Vara do Mercado da Boa Vista continua a festa nesta quarta-feira de cinzas, a partir do meio-dia, quando completa 16 anos,  recebendo a orquestra 19 de fevereiro, sob o comando do Maestro Mendes, que dá o ponta pé inicial da brincadeira. A partir de então subirão no palco as bandas de Carlinhos Monteverde, Pretto Jamah e encerrando com Michele Monteiro e vários convidados.
Bacalhau na Vara do Mercado da Boa Vista, assim como tantos outros, surgiu numa conversa informal entre os amigos, Marcelo Varella, Maurício Cavalcanti e o jornalista e escritor Manoel Constantino, em 2003 mas só em 2004 é que o Bacalhau na Vara abriu as portas do Mercado da Boa Vista. Naquela época, os três faziam parte da coordenação do carnaval da Fundação de Cultura. Coube a Constantino a tarefa de resgatar bacalhau naquele mercado. Historicamente, a brincadeira do bacalhau na quarta-feira de cinzas, surgiu nos velhos mercados públicos, criados por aqueles que durante o período carnavalesco trabalhavam, a exemplo de comerciantes, garçons  e garis, e como todo recifense é festivo, o único dia para brincar era justamente a quarta-feira de cinzas.
“ Assim, desde 2004, a quarta-feira ficou menos ingrata na Boa Vista. Reunimos algumas pessoas do mercado, como Tereza Cristina, Ivan Severino e vários permissionários do mercado da Boa Vista, enquanto que Marcelo Varella e Maurício Cavalcanti tratavam de conseguir orquestra para a festa, conta Manoel Constantino”, que a cada ano veste o Cacique do Bacalhau para comandar a festa.
A brincadeira é patrocinada pela Secretaria de Cultura/Fundação de Cultura desde a sua fundação. Além do Bacalhau do Mercado da Boa Vista, várias outras agremiações participam com seus estandartes, a exemplo dos Boêmios da Boa Vista. Hoje o Bacalhau atrai centenas de foliões, principalmente artistas das artes cênicas, compositores, escritores, jornalistas e famílias que moram no bairro, numa festa que terá sete horas de muito frevo e alegria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco