Livro “O Baile aqui principia” do Baile do Menino Deus é lançado neste domingo


A história do Baile do Menino Deus foi transformada emlivro e será publicada pela editora CEPE com o título O Baile aqui principia. Ao completar 36 anos devida, 16 deles tendo como casa a Praça do Marco Zero, no Recife, seus criadoresresolveram descrever com minúcias algumas memórias, começando pelas motivaçõesque os levaram a seguir o caminho da criação, em teatro e música, até nascer umauto de Natal tipicamente brasileiro, pautado pelas tradições da culturanordestina de matriz africana, ibérica e indígena.

O dramaturgo Ronaldo Correia de Brito conta em palavras este momento de lampejo, a faísca inicial que o fez refletir sobre a necessidade do Baile. O livro traz fotografias que revelam as mudanças das montagens ao longo dos anos e as partituras das peças musicais que foram compostas genuinamente para serem apresentadas nos espetáculos. A clareza da
história é encontrada nas páginas finais, onde há uma linha do tempo cronológica de 1981 a 2019. filme longa-metragem brasileiro na bitola Super 8, que realizamos nos anos de 1975, 76 e 77, com Horácio Carelli Mendes, uma aventura de malucos, típica da contracultura. Do convívio com Madureira, um músico aclamado por seu trabalho à frente do Quinteto Armorial, ficou o desejo de uma nova parceria”, deixa registrado Ronaldo nas páginas iniciais.


Era certo que os artistas estavam cansados de neves artificiais e se queixavam das invasões dos jingle bells escritos em inglês. Queriam inventar uma brincadeira para que seus filhos pudessem cantar e representar durante o período natalino. O encontro dos três se deu da seguinte forma: “(...) Tudo nasceu de um esboço de representação teatral, ao estilo dos autos e dramas populares de empanada, que Assis Lima mandou de São Paulo para mim, pedindo que eu encenasse com minhas irmãs, num Natal do Crato. Esse arcabouço poético existiu, eu o guardo com carinho. [Antonio] Madureira havia composto a música de Lua Cambará, o primeiro e talvez único

Junto a fotografias e textos dos autores do espetáculo, foram selecionadas entrevistas e um especial com depoimentos de Ronaldo e Assis Lima, da produtora Carla Valença (Relicário Produções), do músico Antonio Madureira e do diretor de arte Marcondes Lima, assim como resenhas de vários críticos e jornalistas, publicadas originalmente nos principais veículos brasileiros, como Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil. A escritora Ruth Rocha e o ator, diretor e autor Rubem Rocha Filho também tiveram seus escritos eternizados na obra. Boa parte das páginas foram preenchidas com a pesquisa do crítico literário e professor Cristhiano Aguiar, que realizou um estudo aprofundado sobre o Baile do Menino Deus.


Lançamento "O Baile aqui principia"
Data:22 de dezembro 
Horário:16h
Local:Associação Comercial de Pernambuco - Praça Rio Branco, 18
Cada exemplar terá o custo de R$ 30,00.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas