Conservatório Pernambucano de Música leva a "Bandeira do Divino" para o Santa Isabel neste final de semana


Cantata natalina ocupa o palco da casa neste sábado e domingo, resgatando a tradição do Natal da região Nordeste
O espírito natalino sempre foi muito presente na vida do povo nordestino e por isso uma das principais motivações para a realização da Cantata Natalina “Bandeira do Divino – Uma Festa de Todos” é poder levar a essência das tradições do Natal no Nordeste para quem nunca entrou em contato com elas, principalmente as novas gerações. . Ao mesmo tempo, a ideia do maestro José Renato Accioly, que rege a Orquestra de Câmara de Pernambucano (OCPE), é resgatar memórias adormecidas.
O musical é realizado pelo Governo do Estado, por meio do Conservatório Pernambucano de Música, vinculado à Secretaria de Educação de Pernambuco pela terceira vez e ddesta feita  A Bandeira do Divino conta com direção cênica de Quiercles Santana.
O espetáculo natalino narra a jornada do pastoril de forma peculiar, apresentando, além das canções tradicionais do folguedo, novenas, boi de natal, cavalo marinho, galante, guerreiro, entre outras danças e músicas do ciclo natalino brasileiro, além de clássicos da música popular brasileira.

Ao lado da OCPE, sobem ao palco do Teatro de Santa Isabel, para duas apresentações gratuitas - neste sábado (dia 14), às 20h, e domingo (dia 15), às 17h, o grupo SaGrama; o Coro Infantil do CPM e a Cia. de Dança Perna de Palco, dirigida por Anna Miranda. A preparação do coro é de Celia Oliveira e Ernandes Candeia Jr. A fusão do erudito com o popular é uma das marcas da produção, conforme afirma a gerente geral do Conservatório, Roseane Hazin.
No repertório do espetáculo estão reunidas músicas da tradição de Natal do Nordeste, com exceção daquela que batiza o espetáculo, “Bandeira do Divino”, famosa na voz do cantor Ivan Lins. Mas mesmo esta canção não aparece em sua versão cotidiana. Ao receber arranjos para coro e orquestra, criados por Sérgio Campello, líder do SaGrama, e um dos diretores do espetáculo, a música acaba em frevo, fazendo a ligação com as raízes nordestinas e pernambucanas.
Sobre “Bandeira do Divino”, José Renato Accioly destaca dois pontos importantes: a participação das crianças e a homenagem ao Natal da terra em que vivemos. “É a oportunidade de unir no mesmo palco crianças que estão iniciando um caminho na música, com outros que já são profissionais experientes, numa interseção rica para os dois lados”, pontua o maestro. Ele argumenta, ainda, que o contato com as canções natalinas originais do Nordeste é outro objetivo relevante. “Uma das ideias é buscar um ciclo de Natal que está se perdendo. Acho lindo que se cante ‘Jingle Bell’s’ ou ‘Noite Feliz’, mas é necessário estar com um pé no universo e outro na nossa terra, reconhecer nossas origens e estar em contato com elas”, defende.
Serviço:
Cantata Natalina “Bandeira do Divino – Uma Festa de Todos”
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Quando: Neste sábado (dia 14 de dezembro), às 20h, e domingo (dia 15 de dezembro), às 17h
Quanto: Entrada gratuita. Ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo
Informações: (81) 3355-3323

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

SHOPPING CAMARÁ REALIZA CANTATA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO

Gênero, Raça e Poder: Floriterárias debate “A Cor Púrpura” na Livraria do Jardim