Confira a agenda do Réveillon do Recife que terá cinco palcos e mais de 40 atrações
Para receber 2020 com festa para todo lado, Prefeitura do Recife montará cinco polos, no Pina, Acaiaca, Várzea, Ibura e Lagoa do Araçá, espalhando pela cidade a programação gratuita e descontraída que entrou no mapa das celebrações mais animadas do país
O ano de 2020 vai começar animado no Recife. Convidando a população a receber o ano novo com festa e esperança redobrada, a Prefeitura do Recife vai caprichar na programação da virada. Além dos tradicionais palcos montados no Pina e no Acaiaca, a festa gratuita e descontraída, que já virou cartão-postal da cidade e entrou definitivamente no mapa das celebrações mais animadas do país, está garantida também em mais três locais: Várzea, Ibura e Lagoa do Araçá, totalizando cinco polos de Réveillon na capital pernambucana.
Aos palcos da virada, subirão mais de 40 atrações, como Lia de Itamaracá, Michelle Melo, Musa, Spok, Nena Queiroga, Almir Rouche, Maestro Forró, Marron Brasileiro, além da mais recifense entre as paraenses: Gaby Amarantos, a cantora furacão, que faz questão de se declarar íntima do Recife e freguesa dos compositores locais, como Zé Cafofinho, de quem gravou - e transformou em hit - a música Xirley.
A programação foi anunciada hoje (19), no prédio sede da Prefeitura do Recife, pela secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, e pelo presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha. “Preparamos uma grande festa, ainda maior e mais bonita que a do ano passado, misturando ciranda, frevo, brega e samba para embalar todos os públicos e garantir que 2020 seja recebido com alegria em várias partes da cidade”, disse Diego Rocha.
Na orla de Boa Viagem, o espetáculo também está garantido no céu. Ao todo, serão 15 minutos de show com a queima de 21 toneladas de fogos, três toneladas a mais que o ano passado. As três balsas, abrigando sete toneladas cada uma, serão posicionadas no Acaiaca, Segundo Jardim e Pina. O show pirotécnico contará com lançamentos de até 300 metros de altura e raio de abertura de 200 metros.
"Procuramos minimizar os ruídos e efeitos sonoros dos fogos de artifício, que são os responsáveis por engrandecer e embelezar a festa na Orla de Boa Viagem. As balsas ficam localizadas a mais de 400 metros da faixa de areia e os fogos são de efeito visual e não sonoro, não sendo utilizados fogos de tiro ou estampido", diz a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, reforçando que a Prefeitura do Recife preza pelo bem estar das pessoas, dos animais e do meio ambiente, respeitando as normas e regras do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Capitania dos Portos e órgãos envolvidos.
A festa da orla será dividida em dois palcos: localizados no Pina e na altura do Edifício Acaiaca, convidando mais uma vez os recifenses a receber o ano novo na praia, com os pés na areia e os olhos no céu.
Durante toda a noite, serão quase 30 atrações musicais só na orla. No Acaiaca, a noite abre com a banda Cascabulho e segue com a ciranda patrimônio de Lia de Itamaracá, que vai colocar todo mundo para se despedir de 2019 dançando de mãos dadas por um futuro melhor. Na sequência, Spok espalhará seus metais na orla, com o auxílio luxuoso de Nena Queiroga, André Rio, Gerlane Lops, Almir Rouche, Bia Villa Chan e Beto Hortis.
Depois da virada, Gaby Amarantos estreia 2020 balançando os quadris e os alicerces do patriarcado. Maestro Forró encerra a noite com sua energia e muitos convidados: Edilza Aires, Cristina Amaral, Nádia Maia, Marron Brasileiro, Ed Carlos e Geraldinho Lins.
No Pina, a derradeira noite de 2019 será do brega. A partir das 20h, sobem ao palco Serginho Zuada e Banda Swing Novo, Eduarda Alves, Michelle Melo e Musa, num desfile de clássicos. A programação termina em samba, com apresentação de Belo Xis e seus convidados: Luiza Pérola, Gracinha do Samba, Maria Pagodinho, Leno Simpatia e Wellington do Pandeiro
Lagoa do Araçá, Várzea e Ibura recebem mais 16 atrações, convidando a vizinhança a se reunir para receber 2020 com alegria. Banda Sedutora, Karametade, Dudu do Acordeon e Cybelle do Cavaco estão entre as atrações que irão se apresentar nesses palcos.
Confira as atrações do Réveillon 2020:
ACAIACA
19h - Cascabulho
20h40 - Lia de Itamaracá
22h - Maestro Spok, com participação de Nena Queiroga, André Rio, Gerlane Lops, Almir Rouche, Bia Villa Chan e Beto Hortis
0h15 - Gaby Amarantos
2h - Maestro Forró com participação de Edilza Aires, Cristina Amaral, Nádia Maia, Marron Brasileiro, Ed Carlos e Geraldinho Lins
PINA
20h - Serginho Zuada e Banda Swing Novo
21h20 - Eduarda Alves
22h40 - Michelle Melo
0h15 - Musa
2h - Belo Xis com participação de Luiza Pérola, Gracinha do Samba, Maria Pagodinho, Leno Simpatia e Wellington do Pandeiro
LAGOA DO ARAÇÁ
19h - Karametade
20h30 - Amigas
22h - Amigos Sertanejos com Dino Braia
0h20 - Dudu do Acordeon
VÁRZEA
20h - Banda Sedutora
21h20 - Elvis
22h40 - Sheldon Ferrer
0h20 - Amigas do Brega
IBURA
19h - Apolo Gomes, Alcione Nascimento, Luciana Gomes e Fabiana Bulhões
21h20 - Banda Mandagaroba
22h40 - Banda Sedutora
0h20 - Cybelle do Cavaco
1h40 - Banda Lapada
OCUPAÇÃO HOTELEIRA
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) espera ocupar acima de 95% da sua rede. Uma das novidades é que as reservas têm aumentado em um dia com relação ao ano passado, passando de mínimo de 3 para 4 noites.
CICLO NATALINO
Antes de acabar, 2019 ainda vai garantir muita festa para os recifenses. Nos próximos dias 20, 21 e 22, o Recife Antigo recebe mais de 20 atrações, entre corais e pastoris, numa programação gratuita e aberta ao público, realizada em palco montado na Praça do Arsenal, pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Hoje, 20, a celebração começa às 18h30, com cortejo de dez pastoris saindo do Cais da Alfândega em direção à Avenida Rio Branco, acompanhados pelas bandinhas natalinas Associação Musical 19 de Fevereiro, Som Brasil Banda Show e Bandinha Natalina Veneno. O Reisado Imperial também acompanha o cortejo.
Às 19h, sobre ao palco a Retreta Natalina da Banda Sinfônica do III Cindacta – Base Aérea do Recife, seguido de apresentação de pastoris.
Homenageada Ciclo Natalino - A programação de hoje também celebrará a homenageada do Ciclo Natalino 2019: a folclorista e dirigente do tradicional Pastoril Estrela Dalva de Santo Amaro, Mariza Lopes, que dedicou a vida às tradições dos brinquedos populares nordestinos no Recife e por todo o estado. Além do pastoril, ela foi exímia passista e dirigente da Ciranda de Mariza Lopes. Mariza faleceu este ano, acendendo mais uma estrela na posteridade da cultura popular pernambucana.
Amanhã, 21, a festa começa às 19h, com apresentações dos pastoris Sol Nascente, Jardim da Alegria e encontro dos velhos dos pastoris.
No dia 22, sobem ao palco, a partir das 17h, a Retreta Natalina com a Banda da Polícia Militar do Recife, o Pastoril Luz do Amanhecer, o Grupo Matulão de Dança, o Pastoril Giselly Andrade e o Coral Edgard Moraes.
Confira as atrações
DIA 20/12
Local: Praça do Arsenal
18h30 - Cortejo com pastoris (Pequenas Estrelas, Jardim da Alegria, Achyles, Luz do Amanhecer, Menino Jesus da Vovó Bibia, Aurora Boreal, Lindas Ciganas e UR-3 Ibura, Vovó Alzira e Estrela de Belém), embalados pela Associação Musical 19 de Fevereiro, Som Brasil Banda Show e Banda Natalina Veneno, da lateral da Igreja Madre de Deus até a Praça do Arsenal (via Rua da Moeda, Mariz e Barros, Rio Branco e Bom Jessus). O Reisado Imperial também acompanha o cortejo.
19h - Retreta natalina com a Banda Sinfônica do III CINDACTA – Base Aérea do Recife
20h30 - Pastoril Tia Nininha
21h - Guerreiros Sol Nascente
21h30 - Pastoril Estrela Brilhante
DIA 21/12
Local: Praça do Arsenal
19h - Pastoril Sol Nascente
20h - Pastoril Jardim da Alegria
21h - Encontro dos Velhos do pastoril, com Véio Mangaba e Xaveco
DIA 22/12
Local: Praça do Arsenal
17h - Retreta Natalina com a Banda da Polícia Militar do Recife
18h - Pastoril Luz do Amanhecer
18h30 - Grupo Matulão de Dança
19h - Pastoril Giselly Andrade
19h30 - Coral Edgard Moraes
DECORAÇÃO
A decoração preparada pela Prefeitura do Recife é uma atração à parte, espalhando luz e cores pelo Cais da Alfândega e também pela Rio Branco, no Recife Antigo e tendo como elemento central a flor de Natal, vegetação que carrega bons presságios por todo o mundo, sendo associada à boa sorte e à prosperidade em várias culturas.
A flor natalina serve de tema principal para a maior atração de toda a decoração: a árvore de Natal, que tem 14 metros de altura e fica estrategicamente posicionada no Cais da Alfândega, perto do rio e da Ponte Giratória, oferecendo à população diversos ângulos de contemplação e uma novidade: pela primeira vez, é possível atravessar a árvore, passando por dentro de sua geométrica e luminosa estrutura.
Além da grande protagonista, outras 30 árvores brancas com pouco mais de um metro de altura e iluminação interna colorida formam um bosque interativo na Rio Branco e no Cais da Alfândega, onde as pessoas podem tirar fotos e passear. Na Alfândega, as árvores estão na calçada oposta ao rio, inaugurando novos encantos e recantos natalinos no pátio da Igreja Madre de Deus.
Pelo quinto ano consecutivo, as arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, assinam o projeto de decoração, inaugurado no último dia 1º de dezembro.
Complementando a decoração de natal do Recife, um carrossel foi instalado no Cais da Alfândega, numa parceria da Prefeitura do Recife com o Shopping Recife. Os passeios são gratuitos e para pessoas de todas as idades. O funcionamento é de terças a sextas, das 16h às 20h, e, nos sábados e domingos, das 14h às 20h.
JORNADAS PARA CELEBRAR
Resgatando e celebrando uma das mais antigas tradições culturais do Nordeste, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife encerram, nesta quinta (19), o Projeto Jornadas para Celebrar. Desde o último dia 1º de dezembro, foram realizados sete encontros entre pastoris de diversas regiões da cidade para celebrar a comunhão dos brincantes com suas próprias comunidades e também com outros grupos, conquistando e cativando novos e antigos públicos para fortalecer a tradição em toda a cidade.
O sétimo e derradeiro encontro será no dia 19, em Santo Amaro, onde o Pastoril Tia Mariza receberá o Tia Nininha, o Tia Nininha 3ª idade e o Campinas Alegres, a partir das 19h.
As jornadas encerraram um processo de renovação e valorização da tradição dos pastoris, que começou no último mês de outubro, com a realização do Seminário sobre o Pastoril Religioso, também promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro.
BAILE DO MENINO DEUS
Tradição que já ocupa o Marco Zero há 16 anos, o Baile do Menino Deus celebrará o Natal e a cultura popular nordestina, entre os próximos dias 23, 24 e 25, às 20h, num grandioso espetáculo aberto ao público, visto por mais de 70 mil pessoas a cada ano.
Com direção do escritor Ronaldo Correia de Brito, o Baile conta a história do nascimento de Jesus, a partir da narração de personagens da cultura popular nordestina, tendo como cenário algumas das mais caras e enraizadas manifestações culturais da região, como o reisado, a lapinha, o pastoril, cavalo marinho, chegança, boi de reis e muitas outras.
Entre as novidades preparadas para este ano, estão a estreia do Grupo Bongar e do cantor Carlos Filho no espetáculo, além de novos figurinos e cenografia.
Realização da Relicário Produções, da produtora Carla Valença, com apoio da Prefeitura do Recife, a programação é gratuita e aberta ao público.
ILUMINAÇÃO CÊNICA
Aproveitando o brilho do Natal, a Prefeitura do Recife inaugura, a partir das 18h desta sexta-feira (20), a iluminação cênica da Torre Malakoff, em frente à Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Ao som de uma orquestra de frevo, a nova iluminação da Torre Malakoff será feita a partir de projeções que valorizarão o equipamento, promovendo ainda mais o desenvolvimento turístico do Recife Antigo. O projeto de iluminação cênica da Prefeitura do Recife, executado por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) já alcançou a ponte da Via Mangue, o Parque 13 de Maio e a Praça do Derby.
NATAL NOS PARQUES
O tradicional espetáculo Natal Para Sempre, que já integra o calendário do natalino recifense, ganhou um novo cenário este ano. A peça será apresentada no Parque da Macaxeira, nos dias 23 e 25 de dezembro, a partir das 19h.
A programação ao ar livre continua, com uma série de atividades no Parque Santana, no dia 21 de dezembro, a partir das 15h. Em parceria com a ONG ATOS, por lá vai ter recreação, feirinha criativa, apresentações culturais e oficinas. Tio Bruninho encerra a festa com um show das 19h às 20h.
EU AMO O NATAL
O concurso de decoração Eu Amo o Natal é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. A competição decoração natalina vai premiar as ruas, casas ou prédios residenciais mais enfeitados com festas de réveillon, na sexta-feira serão divulgados os endereços, casas e prédios finalistas. O resultado dos vencedores será decidido por meio de voto popular, pelo site www.euamoonatal.com.br, entre os dias 21 e 24 de dezembro.
A grande vencedora da categoria Rua será presenteada, no dia 31 de dezembro, com uma festa de Ano Novo completa, com estrutura de palco, apresentação de duas bandas e show pirotécnico na hora da virada. Para a segunda e a terceira colocada o prêmio será uma festa com uma banda, também no dia da virada. Nas categorias Casa e Prédio Residenciais, a premiação será em dinheiro. Os primeiros lugares ganham R$ 15 mil cada; os segundos colocados, R$ 10 dez mil; e os terceiros, R$ 5 mil.
QUEIMA DA LAPINHA
Como reza a tradição, o Ciclo Natalino do Recife só será encerrado no próximo dia 6 de janeiro de 2020, com a Queima da Lapinha, liturgia que reunirá 10 pastoris no Pátio de São Pedro, a partir das 17h.
A Queima da Lapinha é uma tradição religiosa do século 19, trazida pelos jesuítas para o Brasil, cujo simbolismo está relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada aos olhos do público, que joga seus pedidos no fogo, na esperança de que sejam realizados. Quando a cerimônia acaba, os pastoris dão as boas-vindas ao próximo ciclo festivo da cidade, saudando o Carnaval que se anuncia.
DIA 06/01
Queima da Lapinha
Local: Pátio de São Pedro
17h às 20h30 - Pastoris Estrela Brilhante, Angel de Brasília Teimosa, Giselly Andrade, Campinas Alegre, Tia Mariza, Estrela do Mar, Estrela Guia do Cabo, Rosa Mística dos Torrões, Sonho de uma Adolescente e Viver a Vida - 3ª idade
Comentários
Postar um comentário