Rap, reggae, maracatu e afoxé na Terça Negra



Evento realizado pelo Movimento Negro Unificado com apoio da Prefeitura do Recife celebra Mês da Consciência Negra

Terça Negra entra na terceira semana de celebrações ao Mês da Consciência Negra com apresentações que mostram um pouco da diversidade da cultura de raízes africanas. A partir das 19h, no Pátio de São Pedro, sobem ao palco Preto Reggae Band, Cascão QN, Maracatu Baque Mulher e Afoxé Omim Sabá. O evento é aberto ao público e gratuito.

Realizado pelo Movimento Negro Unificado (MNU) - com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife -, a programação da Terça Negra se estende durante todas as terças-feiras deste mês. O ano 2019 também marca as duas décadas de vida do evento.

Cascão QN é cria do bairro da Várzea e mostra suas rimas e batidas pela primeira vez na Terça Negra. A Preto Reggae Band mistura canções autorais e versões nacionais e internacionais de outros artistas do reggae. O Baque Mulher surgiu a partir de projeto social dedicado a mulheres periféricas do Recife. Sob o comando do batuque está Joana Cavalcante, única mulher mestra de maracatu. Vindo do bairro do Cordeiro, o Afoxé Omim Sabá celebra a orixá Iemanjá.

Terça Negra

Realizado pelo Movimento Negro Unificado (MNU) - com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife -, a programação da Terça Negra se estende durante todas as terças de novembro. Além da celebração do Mês da Consciência Negra, as apresentações marcam os 20 anos do projeto.

"A gente costuma dizer que a Terça Negra é um projeto político, cultural e religioso, por meio do qual os diversos grupos contam sempre com local para se apresentar e se expressar", comenta o coordenador Demir da Hora. Além disso, também destaca a importância do mês da Consciência Negra: "Ela mantém viva as raízes dos negros escravizados da África, que chegaram ao Brasil trazendo sua cultura".

Serviço

Terça Negra - Mês da Consciência Negra
Hoje, a partir das 19h
Atrações: Preto Reggae Band, Cascão QN, Maracatu Baque Mulher, Afoxé Omim Sabá
Local: Pátio de São Pedro - Bairro de Santo Antônio, centro do Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Ana de Ferro, inspirado no poema de Vital Correia Araújo, terá unica apresentação nesta terça-feira (26)

Contos dos Orixás, de autoria do baiano Hugo Canuto, será lançado nesta terça (26) na Caixa Cultural

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa