Livro sobre a memória do holocausto será lançado hoje, em Recife
A construção da memória do holocausto é um processo complexo. Passo a passo, um legado ético vem sendo criado e perpetuado. Educar sobre a Shoá (holocausto) nos aproxima da missão de assimilar suas lições. Mas, para isso, é preciso discutir. Que memória queremos construir? Como transmití-la aos jovens? São sobre estas questões que o historiador e coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss, discorre em seu primeiro livro “Luz sobre o caos: educação e memória do holocausto”, que será lançado no próximo dia 19, às 19h30, na Sinagoga Kahal Zur, no bairro do Recife.
Além de participar de uma sessão de autógrafos, o autor também fará uma palestra com o tema “O universalismo da Shoá: por que transmitir o holocausto no século XXI”. O evento é promovido pela Federação Israelita de Pernambuco e pelo Centro Cultural Judaico de Pernambuco. Atualmente, o Museu curitibano é o único do país que conseguiu unir os eixos de educação, memória e pesquisa com uma proposta museológica para o trabalho sobre a destruição de judeus pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Regularmente, promove seminários e debates, assim como desenvolve iniciativas pedagógicas que buscam gerar uma discussão abrangente sobre o preconceito e a violência ao longo dos séculos XX e XXI.
Gestor e consultor, Reiss foi o responsável pela concepção do espaço, com organização de ações e materiais educativos, curadoria de exposições e treinamento de mediadores. Neste livro, antes de chegar à educação na prática, Reiss descreve de que forma o Holocausto se transformou num objeto a ser analisado. Ele aponta as fases e critérios deste estudo, principalmente em Israel, e ressalta a importância da dessacralização das estruturas de ensino sobre o assunto. A partir de então, apresenta as possibilidades e os desafios presentes na pesquisa nesta área.
O prefácio da obra, cujo conteúdo deu origem ao projeto pedagógico do Museu foi escrito por Michel Gherman, co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ.
Sobre o autor: Carlos Reiss é coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba. Especialista em História e Ética Judaicas, formou-se em Comunicação Social pela UFMG, estudou Relações Internacionais na Universidade Hebraica de Jerusalém e Geopolítica na Universidade Tuiuti do Paraná.
SERVIÇO:
PALESTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO “Luz sobre o Caos – educação e memória do Holocausto”
QUANDO: HOJE - 19 de novembro
HORÁRIO: 19H30
ONDE: Sinagoga Kahal Zur, Na Rua do Bom Jesus, bairro do Recife
PREÇO PROMOCIONAL DO LIVRO: r$ 45,00
Comentários
Postar um comentário