Livro: Ruído do Silêncio trata de abuso sexual na infância com emoção e delicadeza



O livro Ruído do Silêncio será lançado no Recife, hoje (27/11), na Livraria Jaqueira, no bairro de mesmo nome, a partir das 18h. De forma sutil e com escrita elegante, a autora prende a atenção do leitor ao tratar diretamente e sem hipocrisia do tema do abuso sexual no ambiente familiar.

As sequelas emocionais do abuso sexual contra uma menina de cinco anos cometido por um adulto da família. A partir do delicado tema, a escritora Iêda Lima constrói uma obra que relata o estrago que o silêncio pode trazer na vida afetiva e emocional de uma pessoa que sofreu abuso nos primeiros anos de vida.

“Ruídos do Silêncio- As sequelas do Abuso sexual” conta, em linguagem de romance, a trajetória da personagem Greta (a menina que vai crescendo ao longo da narrativa). A passagem do tempo e dos fatos é intercalada  por uma “voz” sempre presente e que interage com a personagem como uma espécie de consciência emocional da garota.

No primeiro capítulo ela relata em que ambiente a menina Greta foi abusada e as emoções que a atingiram. No segundo, o livro traz a personagem já mulher, reconectando-se com sua infância e descobrindo a imensa solidão à qual ela se recolheu para se punir da culpa e da vergonha por um crime cometido por um adulto de sua confiança.
Nos demais capítulos, ela revisita e requalifica cada relacionamento. Já na parte final, a personagem se liberta, finalmente, do seu segredo e recupera a leveza de ser.

“Nem toda criança tem a sorte de ter nos adultos seu porto seguro. Eu tive a sorte de ter tido o meu, mas a personagem desse livro não. Histórias ouvidas e lidas por mim  me estimularam a criar Greta para contribuir com o debate  sobre as sequelas que um abuso sexual pode deixar na alma de um ser humano”, conta a autora.

A obra também, segundo ela, pretende ser um um convite aos pais para que estejam sempre atentos aos sinais das crianças que precisam falar e não têm espaço. “A personagem falou; mas ela já tinha vivido uma vida!”, resume Iêda que é de Campina Grande, mas morou no Recife por muitos anos. Atualmente vive em São Paulo. Em 2017 lançou nacionalmente sua autobiografia “Um olhar no retrovisor e outro na estrada”. 

 
Sobre a autora
Iêda Lima é de Campina Grande, Paraíba, tem 70 anos e mora em São Paulo desde 2010. Divorciada, mãe de três filhos e avó de seis netos, a autora teve uma rica experiência profissional no setor público municipal, estadual e federal. 
Desde sua aposentadoria, em junho de 2014, dedica-se ao que mais gosta: escrever. Iêda Lima já lançou, em 2017, sua autobiografia “Um olhar no retrovisor e outro na estrada”.
Instagram: @iedalimaescritora
TÍTULO: RUÍDO DO SILÊNCIO: as sequelas do abuso sexual
AUTORA: IÊDA LIMA
TEMA CENTRAL: Como é amar carregando a culpa e a vergonha de ter sido abusada sexualmente
TAMANHO: 150 páginas
EDITORA: Editora Leve (Campina Grande)


Lula Portela
VERBO Assessoria de Comunicação
Av. Visconde de Suassuna, 923. Sala 411/412.
Boa Vista. Recife-PE
CEP: 50050-540
(81) 3031.3351
(81) 9976.6847

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

SHOPPING CAMARÁ REALIZA CANTATA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO

Gênero, Raça e Poder: Floriterárias debate “A Cor Púrpura” na Livraria do Jardim