Livro: Ruído do Silêncio trata de abuso sexual na infância com emoção e delicadeza



O livro Ruído do Silêncio será lançado no Recife, hoje (27/11), na Livraria Jaqueira, no bairro de mesmo nome, a partir das 18h. De forma sutil e com escrita elegante, a autora prende a atenção do leitor ao tratar diretamente e sem hipocrisia do tema do abuso sexual no ambiente familiar.

As sequelas emocionais do abuso sexual contra uma menina de cinco anos cometido por um adulto da família. A partir do delicado tema, a escritora Iêda Lima constrói uma obra que relata o estrago que o silêncio pode trazer na vida afetiva e emocional de uma pessoa que sofreu abuso nos primeiros anos de vida.

“Ruídos do Silêncio- As sequelas do Abuso sexual” conta, em linguagem de romance, a trajetória da personagem Greta (a menina que vai crescendo ao longo da narrativa). A passagem do tempo e dos fatos é intercalada  por uma “voz” sempre presente e que interage com a personagem como uma espécie de consciência emocional da garota.

No primeiro capítulo ela relata em que ambiente a menina Greta foi abusada e as emoções que a atingiram. No segundo, o livro traz a personagem já mulher, reconectando-se com sua infância e descobrindo a imensa solidão à qual ela se recolheu para se punir da culpa e da vergonha por um crime cometido por um adulto de sua confiança.
Nos demais capítulos, ela revisita e requalifica cada relacionamento. Já na parte final, a personagem se liberta, finalmente, do seu segredo e recupera a leveza de ser.

“Nem toda criança tem a sorte de ter nos adultos seu porto seguro. Eu tive a sorte de ter tido o meu, mas a personagem desse livro não. Histórias ouvidas e lidas por mim  me estimularam a criar Greta para contribuir com o debate  sobre as sequelas que um abuso sexual pode deixar na alma de um ser humano”, conta a autora.

A obra também, segundo ela, pretende ser um um convite aos pais para que estejam sempre atentos aos sinais das crianças que precisam falar e não têm espaço. “A personagem falou; mas ela já tinha vivido uma vida!”, resume Iêda que é de Campina Grande, mas morou no Recife por muitos anos. Atualmente vive em São Paulo. Em 2017 lançou nacionalmente sua autobiografia “Um olhar no retrovisor e outro na estrada”. 

 
Sobre a autora
Iêda Lima é de Campina Grande, Paraíba, tem 70 anos e mora em São Paulo desde 2010. Divorciada, mãe de três filhos e avó de seis netos, a autora teve uma rica experiência profissional no setor público municipal, estadual e federal. 
Desde sua aposentadoria, em junho de 2014, dedica-se ao que mais gosta: escrever. Iêda Lima já lançou, em 2017, sua autobiografia “Um olhar no retrovisor e outro na estrada”.
Instagram: @iedalimaescritora
TÍTULO: RUÍDO DO SILÊNCIO: as sequelas do abuso sexual
AUTORA: IÊDA LIMA
TEMA CENTRAL: Como é amar carregando a culpa e a vergonha de ter sido abusada sexualmente
TAMANHO: 150 páginas
EDITORA: Editora Leve (Campina Grande)


Lula Portela
VERBO Assessoria de Comunicação
Av. Visconde de Suassuna, 923. Sala 411/412.
Boa Vista. Recife-PE
CEP: 50050-540
(81) 3031.3351
(81) 9976.6847

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas