II Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe - 2019, inicia hoje

Evento indaga o que é um espaço de arte em tempos de censura e crise, com
apresentações de espetáculos adultos, infantis, oficinas, roda de debate e lançamento de livro. 

O II Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe apresentará uma diversificada programação de peças infantis, adultos, performance, roda de debate, oficinas e lançamento do livro Bianor Trajetórias e Memórias no município de Camaragibe, localizado na Região Metropolitana do Recife. As apresentações acontecem na Casa Pós, na Praça do Guarany e na Escola Técnica Alcides do Nascimento Lins. A programação conta com espetáculos infantis e adultos.

O II Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe é realizado pelo Pós -Traumático Coletivo, de forma independente sem apoio governamental. A primeira etapa do II eacc será realizado  de 05 a 08 de novembro com as oficina de serigrafia Nua e Crua com o comunicador social e artista visual Gus Cabrera e a oficina  Ator Performer e o Ator Trabalhador ministrada pelo ator e diretor Charles Firmino, a segunda etapa terá sua divulgação em breve nas redes sociais do Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe.

O I  Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe surgiu no ano de 2017, tendo como palco principal o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, o primeiro encontro gerou importantes laços entre a cena artistica local, o dialogo com a gestão municipal e uma importante parceria junto ao departamento de Arte da UFPE. Naquele ano movimentou diversas atividades entre elas o curso de produção cênica, onde jovens de comunidades carentes do município tiveram a oportunidade de se capacitar e ingressar no mercado de trabalho.  

O intuito do II Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe é indagar o que é um “Lugar de Arte” em tempos de crise e censura, e qual o papel dos órgãos de gestão pública para a arte e cultura!? Democratizar o acesso a cultura tornando as artes cênicas mais acessível em Camaragibe, contribuindo para formação de público e transformações sociais e políticas.

A programação do II Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe será formada por espetáculos adultos, infantis e performances de forma gratuita e a preços populares.

Sobre a curadoria – ISTO É UM LUGAR DE ARTE?

A Comissão Curadora do II Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe  é formada pelo ator e produtor cultural Ângelo Fábio e pela atriz e produtora Paula de Tássia.
A seleção dos espetáculos e performances a serem apresetadas no II eacc, tem sido através de convites a grupos e artistas cujas obras rebate a atual conjuntura nacional, bo parte das obras tem uma importante conotação politica e de reinvidicação social, já outras passam por experiencias estéticas e sensoriais.  Uma avalanche de conservadorismo a cada dia vem 

conquistando espaços e arte e cultura tem sido uma das principais miras pra ofensiva das instituições conservadoras. Atualmente obras artisticas vem sendo alvo para os atos de 

intolerância e censura. O Brasil, vem avançando em constantes retrocessos, e com isso a gerado uma cadeia desenfreada de subdesenvolvimento afetando toda uma rede de economia da cultura, sobretudo a grupos e artistas independentes. Hoje os espaços de cultura não recebem mais subsidios do governo federal, cada vez mais os cortes de verbas e aberturas de editais no campo das artes cênicas é minoritario, por estes motivos uma onda de desanimo tem tomado é um protagonismo, mas por outro lado grupos e artistas tem se unido pra seguir em frente e combater tamanho descaso.
Quando observamos/comparamos o inicio do século XXI com os dias de hoje, segue estampado em nosso fronte um país onde as lideranças politicas e reacionárias veem os artistas como constantes ameaças para “a ordem e os bons costumes”. O que antes provocava reflexões, encontros, disparidades estéticas, oportunidade de emprego, renda, diversão e formação de paltéia, hoje estamos nos limitados e no fronte a reestabelecer o cuidado e manutenção dos nossos direitos adiquiridos e mesmo assim conseguimos arrancar risos e alegrias de muita gente. Há tão pouco tempo presenciavamos os mais distintos espetáculos sem maiores tensões, no agora temos de preservar nossas vidas. Grupos conservadores saíram do armário e agora sentem-se a vontafe de ir nas casas de espetáculos escrachar e atirar pedras naqueles que expressam algo distinto dos seus pensamentos e valores, os censores em muitos casos são os que estão morando ao nosso lado apoiando posicinamentos fascistas. A especulação da fé e a mercantilização de um “deus salvador”, que adoece e desce dos céus com promessas milagrosas de que num dia qualquer seus fiés chegarão ao paraíso com carros luxuosos e armas em punho, mas para isso tem que exterminar o que teanto vos ameaçam. A ARTE.
A censura tem nome e endereço certo e elas encontra-se nas “pessoas de bem”.
O território das Artes Cênicas é um imenso leque de possibilidades que abrange um importante campo interdisciplinar, que nos possibilita a transformação de olhares e a (re)significação afetiva entre as pessoas, a cidade, a cadeia da economia da cultura, a troca de experiências e a construção de novos diálogos e estéticas. 

O 2º Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe nesta edição traz como tema: “Isto é um Lugar de Arte?”. Aqui nos perguntamos: o que é, como é, qual a maneira mais democrática de abordar os espaços? Uma certeza temos: Lugar de ARTE pode ser em qualquer lugar! O EACC vem com indagações, provocações e abertura de portas, e com isso pretendemos (RE) SIGNIFICAR os mais distintos olhares sobre a cidade de Camaragibe, e trazer para si que aqui não é uma ilha, ou de que estamos ilhados ao acaso. Às vezes mesmo sendo uma opção para muitas pessoas, hoje o esforço para o isolamento e o medo só nos fazem condicionar a inúmeros retrocessos. Estamos passando por um sério e nebuloso momento para as artes cênicas e a cultura do país. O fim do MINC, o sucateamento da Funarte, as constantes perseguições à ANCINE entre tantas outras catástrofes inclusive ambientais.

Nesta casa/templo que são as Artes Cênicas, devemos ocupar e (RE) EXISTIR e não permitir que voltem a nos calar, temos sim, de ir na contramão do sucateamento dos espaços públicos de cultura. No atual momento que o país e sua população vive, devemos ir na contramão dos facínoras, censores e perseguidores da arte e cultura.




SERVIÇO: 
II ENCONTRO DAS ARTES CÊNICAS DE CAMARAGIBE
I ETAPA: De 05 a 08 de novembro de 2019
Local: Casa – Pós – Av. Dr. Pierre Collier, 444, Vila da Fábrica.
Escola Técnica Alcides do Nascimento Lins - Av. Gen Newton Cavalcante, S/N - Vila da Inabi.

NUA E CRUA OFICINA DE SERIGRAFIA ARTESANAL: com Gus Cabrera 
De 05 a 07 de novembro, das 13h30 às 17h30
Local: Casa – Pós -  Av. Dr. Pierre Collier, 444, Vila da Fábrica
Público: Até 12 pessoas, com faixa etária a partir dos 15 anos
Inscrição gratuita até 01/11: https://forms.gle/LfJDFP9Yp1pgwtYHA 

NUA E CRUA OFICINA DE SERIGRAFIA ARTESANAL

Hoje, num contexto de aumento de desemprego, é imprescindivel que os/as jovens possuam a maior quantidade de ferramentas para poder se inserir no mercado de trabalho ou criar seu próprio trabalho. A Nua e Crua - oficina de serigrafia artesanal possibilita que os/as alunos/as aprendam em pouco tempo uma técnica de impressão de baixo custo, simples e sem grandes equipamentos nem ferramentas. De baixo custo porque com um baixo investimento é possível desenvolver toda a técnica. A partir da prática em grupo os/as participantes aprenderam todo o processo da serigrafia, desde a criação da matriz serigráfica até a impressão, e no final serão capazes de criar suas próprias estampas a partir de artes e desenhos próprios.




OFICINA “OFICINA ATOR PERFORMER E O ATOR TRABALHADOR ” com Charles Firmino
De 06 a 08 de novembro, das 14h às 18h
Local: Escola Técnica Alcides do Nascimento Lins  ETE – Camaragibe - Av. Gen Newton Cavalcante, S/N - Vila da Inabi.
Público: Até 15 pessoas, com faixa etária a partir dos 15 anos.
Inscrição gratuita até 01/11: https://forms.gle/z2rZMaBtaFH95f7V6

ATOR PERFORMER
A oficina busca explorar o trabalho do corpo do ator em movimentos e múltiplas formas e possibilidades. Tendo como uma relação à Argila (barro) como relação do nosso envolvimento no desenho que o corpo pode fazer num tecido branco ou em qualquer que seja o ponto de tensão e atenção do ator-performer. Acreditamos que o trabalho do ator-performer seja o que mais amplia as possibilidades criadoras e autônomas no processo do ator, e que esse possa se ver e refletir o percurso como um todo.

SERVIÇO: II ENCONTRO DAS ARTES CÊNICAS DE CAMARAGIBE
Acompanhe o II Encontro das Artes Cênicas pelas redes sociais
Facebook:  https://www.facebook.com/eaccg
Instagram: https://www.instagram.com/pos_traumaticoletivo/ 

Entrada gratuita
Acesse a programação no link https://infoposprojetos.wixsite.com/eacc 

----------------

CONTATOS PARA ENTREVISTAS:   Ângelo Fábio, coordenador e curadoria - (81) 99824-7272 | Paula de Tássia, curadora e  produtora - (81) 98893 - 6158









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival 'No Ar Coquetel Molotov' terá mais de 25 atrações em 12 horas de música no Campus da UFPE

ORTINHO APORTA EM OLINDA COM SEU NOVO SHOW “REPENSISTA”

LEBRES terá sessões extras em Jaboatão dos Guararapes e no Recife