Fórum ArteCidade acontece hoje e amanhã no Mamam


As intersecções entre criação artística e urbe dão o mote para a primeira edição do Fórum ArteCidade, que acontece neste sábado (16) e domingo (17) no Recife, das 09 às 18hs.  Se, no primeiro dia, o evento será realizado no auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) onde acontecem mesas de debate com artistas e pesquisadores, no segundo, a proposta é sair pelas ruas do centro, numa investigação artística e patrimonial. 

O Fórum ArteCidade é uma iniciativa do projeto Recife Arte Pública com incentivo do Funcultura que, desde 2013, vem mapeando obras de arte instaladas em ruas, praças, parques e edifícios públicos do Recife. 

Os diálogos no Mamam começam no sábado a partir das 9h com falas de Lucia Padilha, idealizadora do Recife Arte Pública e organizadora do evento, e de Lilian Amaral e Bia Santos compartilhando a experiência do projeto espanhol Tocar, que estimula a prática da observação dos aspectos identitários dos espaços urbanos.


A partir das 14h, as professoras Renata Wilner e Bruna Rafaella Ferrer
partilham suas pesquisas – desafios da mediação em espaços públicos e Guia
Comum do Centro do Recife – com o artista Demétrio Albuquerque, autor das das esculturas do Circuito da Poesia do Recife. Finalizando o sábado, a partir das 16h, o projeto Trilhas do Grafitti de mapeamento de arte urbana, encontra com o coletivo Pão e Tinta, de grafiteiros do Bode e com o INCITI, grupo de pesquisae inovação para as cidades, para uma conversa sobre arte de rua.

No domingo, oevento contará com a programação “circuito pela cidade” conduzido pelametodologia dos projetos Tocar e La Ursa Tours. A proposta é promover oencontro dos participantes com a cidade através de uma caminhada no centro doRecife que durará o turno da manhã (o ponto de encontro é o Mamam, às 9h). Aparte da tarde fica reservada para uma vivência de encerramento, que soma visita coletiva à exposição, o lançamento do site Recife Arte Pública: Esculturas e registros de depoimentos dos participantes.

Exposição e site
A programação do Fórum ArteCidade incluirá o lançamento do site Recife Arte Pública: Esculturas (www.recifeartepublica.com.br), composto por um mapeamento de estátuas e esculturas da cidade do Recife. Durante o evento também, fica aberta para visitação no aquário do Mamam a exposição coletiva Arte Cidade que reúne obras dos projetos Recife Arte Pública (Breno Laprovitera, Hassan Santos e Nando Chiappetta), Trilhas do Graffiti (Josivan Rodrigues) e Circuito da Poesia (Demetrio Albuquerque).

O Fórum ArteCidadecontará com intérpretes de Libras. É um evento gratuito, sujeito à lotação doauditório (50 pessoas). Para o “circuito pela cidade”, no domingo, não hálimite máximo de participantes.

Programação Fórum ArteCidade

Dia 16/11
Diálogos no MAMAM (auditório)
09h às 12h
Lúcia Padilha – Recife Arte Pública
Lilian Amaral + Bia Santos – Projeto TOCAR (ES)

14h às 16h
Renata Wilner – Desafios da mediação em espaços públicos
Bruna Rafaella Ferrer – Guia Comum do Centro do Recife
Demetrio Albuquerque – Circuito da Poesia

16h às 18h
Josivan Rodrigues + Nicole Costa – Trilhas do Graffiti
Natan Nigro – Inciti

Stilo Santos – Coletivo Pão e Tinta

Mediação das mesas: Niedja Santos (UFRPE)

Dia 17/11
Circuito pelacidade (Centro do Recife)

09h às 12h
Lilian Amaral (SP)– Projeto TOCAR
Renata Gamelo (PE)– La Ursa Tours

14h às 16h
- Vivência deencerramento
- Registro dedepoimentos com participantes
- Lançamento dosite “Recife Arte Pública: Esculturas”
- Exposição coletiva “Arte Cidade”

Serviço:
O quê: Fórum ArteCidade
Quando: 16 e 17 de novembro
Horário: Das 9h às 18h
Onde: Auditório do Mamam (Museu de Arte Aloísio Magalhães) Recife - PE
Inscrições: Diretamente no local (por ordem de chegada)
Preço: Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária