Fórum ArteCidade acontece hoje e amanhã no Mamam


As intersecções entre criação artística e urbe dão o mote para a primeira edição do Fórum ArteCidade, que acontece neste sábado (16) e domingo (17) no Recife, das 09 às 18hs.  Se, no primeiro dia, o evento será realizado no auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) onde acontecem mesas de debate com artistas e pesquisadores, no segundo, a proposta é sair pelas ruas do centro, numa investigação artística e patrimonial. 

O Fórum ArteCidade é uma iniciativa do projeto Recife Arte Pública com incentivo do Funcultura que, desde 2013, vem mapeando obras de arte instaladas em ruas, praças, parques e edifícios públicos do Recife. 

Os diálogos no Mamam começam no sábado a partir das 9h com falas de Lucia Padilha, idealizadora do Recife Arte Pública e organizadora do evento, e de Lilian Amaral e Bia Santos compartilhando a experiência do projeto espanhol Tocar, que estimula a prática da observação dos aspectos identitários dos espaços urbanos.


A partir das 14h, as professoras Renata Wilner e Bruna Rafaella Ferrer
partilham suas pesquisas – desafios da mediação em espaços públicos e Guia
Comum do Centro do Recife – com o artista Demétrio Albuquerque, autor das das esculturas do Circuito da Poesia do Recife. Finalizando o sábado, a partir das 16h, o projeto Trilhas do Grafitti de mapeamento de arte urbana, encontra com o coletivo Pão e Tinta, de grafiteiros do Bode e com o INCITI, grupo de pesquisae inovação para as cidades, para uma conversa sobre arte de rua.

No domingo, oevento contará com a programação “circuito pela cidade” conduzido pelametodologia dos projetos Tocar e La Ursa Tours. A proposta é promover oencontro dos participantes com a cidade através de uma caminhada no centro doRecife que durará o turno da manhã (o ponto de encontro é o Mamam, às 9h). Aparte da tarde fica reservada para uma vivência de encerramento, que soma visita coletiva à exposição, o lançamento do site Recife Arte Pública: Esculturas e registros de depoimentos dos participantes.

Exposição e site
A programação do Fórum ArteCidade incluirá o lançamento do site Recife Arte Pública: Esculturas (www.recifeartepublica.com.br), composto por um mapeamento de estátuas e esculturas da cidade do Recife. Durante o evento também, fica aberta para visitação no aquário do Mamam a exposição coletiva Arte Cidade que reúne obras dos projetos Recife Arte Pública (Breno Laprovitera, Hassan Santos e Nando Chiappetta), Trilhas do Graffiti (Josivan Rodrigues) e Circuito da Poesia (Demetrio Albuquerque).

O Fórum ArteCidadecontará com intérpretes de Libras. É um evento gratuito, sujeito à lotação doauditório (50 pessoas). Para o “circuito pela cidade”, no domingo, não hálimite máximo de participantes.

Programação Fórum ArteCidade

Dia 16/11
Diálogos no MAMAM (auditório)
09h às 12h
Lúcia Padilha – Recife Arte Pública
Lilian Amaral + Bia Santos – Projeto TOCAR (ES)

14h às 16h
Renata Wilner – Desafios da mediação em espaços públicos
Bruna Rafaella Ferrer – Guia Comum do Centro do Recife
Demetrio Albuquerque – Circuito da Poesia

16h às 18h
Josivan Rodrigues + Nicole Costa – Trilhas do Graffiti
Natan Nigro – Inciti

Stilo Santos – Coletivo Pão e Tinta

Mediação das mesas: Niedja Santos (UFRPE)

Dia 17/11
Circuito pelacidade (Centro do Recife)

09h às 12h
Lilian Amaral (SP)– Projeto TOCAR
Renata Gamelo (PE)– La Ursa Tours

14h às 16h
- Vivência deencerramento
- Registro dedepoimentos com participantes
- Lançamento dosite “Recife Arte Pública: Esculturas”
- Exposição coletiva “Arte Cidade”

Serviço:
O quê: Fórum ArteCidade
Quando: 16 e 17 de novembro
Horário: Das 9h às 18h
Onde: Auditório do Mamam (Museu de Arte Aloísio Magalhães) Recife - PE
Inscrições: Diretamente no local (por ordem de chegada)
Preço: Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Ana de Ferro, inspirado no poema de Vital Correia Araújo, terá unica apresentação nesta terça-feira (26)

Contos dos Orixás, de autoria do baiano Hugo Canuto, será lançado nesta terça (26) na Caixa Cultural

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa