Começa hoje o 1º Congresso Nacional de Maracatu Nação



A partir de hoje começa no Recife, o 1º Congresso Nacional de Maracatus Nação - Desafios e perspectivas da Salvaguarda dos Maracatus, seguindo com rodas de diálogos, celebrações, oficinas, entre várias outras atividades, até o dia 17, no Teatro Ariano Suassuna, na Rua da Aurora, a partir das 15h30.

O evento objetiva congregar maracatuzeiros, bricantes, pesquisadores e representantes de órgão gestores da cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal para discutir o cenário atual e as perspectivas futuras deste brinquedo popular para além do carnaval.
O Maracatu Nação, ou Maracatu de Baque Virado, foi inscrito pelo Iphan no Livro de Registro das Formas de Expressão, no rol dos patrimônios culturais imateriais do Brasil no ano de 2014. Em sua primeira edição o evento terá como foco dos debates e das atividades o Plano de Salvaguarda deste patrimônio, pendente de elaboração desde este registro.
Rodas de diálogo serão realizadas para discutir o tema e iniciar os trabalhos de elaboração do plano. Também serão promovidas celebrações, lembrando de forma festiva o dia 15 de Novembro, aniversário do lendário Maracatu Elefante.

O encerramento se dará no dia 17, com um grande encontro de batuqueiros a ser realizado no bairro do Recife Antigo reunindo amantes da cultura do maracatu, integrantes de Nações de Maracatu de Pernambuco, e maracatus parafolclóricos e grupos percussivos de todo país. Como uma preparação para o evento, Mestres de Nações de Maracatu darão oficinas gratuitas e abertas ao público no sábado, dia 16.
Dona Santa- Lendária Rainha do Maracatu Elefante
O 1º Congresso Nacional de Maracatus Nação é uma realização da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco - Amanpe, da Prefeitura do Recife através de sua Secretária de Cultura - Secult, Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural - DPPC e Fundação de Cultura da Cidade do Recife - FCCR, da FUNDARPE, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco - Secult/PE e do IPHAN.
A participação será gratuita e as inscrições para o evento serão realizadas no local antes do início das atividades, sujeitas à lotação do teatro.  As oficinas com os Mestres a serem realizadas no dia 16 terão inscrição online atraves do link
https://forms.gle/YiyYkZotAvjXxu8s8.

Programação
Segunda, 11 de novembro de 2019
15:30
Exibição do vídeo documentário do Inventário Nacional de Referências Culturais
16:30
Cerimônia de abertura do Congresso
Terça, 12 de novembro de 2019
14:00 - 17:00
Roda de Diálogo “Maracatu não é só Carnaval”
17:00 - 21:00
Roda de Diálogo “Maracatu, que baque é esse?”
Quarta, 13 de novembro de 2019
14:00 - 18:00
Oficina de Construção do Plano de Salvaguarda para os Maracatus Nação
Quinta, 14 de novembro de 2019
14:00 - 17:00
Fórum “Maracatu: religiosidade e coroação das rainhas” no Museu da Abolição
Sexta, 15 de novembro de 2019
16:00 - 21:00
Celebração no Sítio de Pai Adão
Sábado, 16 de novembro de 2019
14:00 - 18:00
Oficinas de maracatu gratuitas e abertas ao público
Domingo, 17 de novembro de 2019
16:00

Encerramento do congresso com encontro de batuqueiros no Recife Antigo

Teatro Arraial Ariano Suassuna
Rua da Aurora, 457, Boa Vista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas