Centro Cultural Cais do Sertão abraça o II Encontro de Artes e Cultura do Pajeú

Festival conta com diversidade de poesia, música, dança, cinema, artesanato no vão livre do museu de hoje até domingo.

Recife, 12 de novembro de 2019 -  O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco e da  Empetur, em parceria com a Prefeitura do Recife, a Companhia Editora de Pernambuco, o Instituto Lourival Dantas e a Pitú abraçam a segunda edição do Encontro de Artes e Cultura do Pajeú. O evento acontecerá no Espaço Umbuzeiro, mais conhecido como o vão livre, do Centro Cultural Cais do Sertão entre os dias 15 e 17 de novembro. As atividades são gratuitas para todos os públicos, que poderá conferir as atrações a partir das 15h.

Toda a programação do segundo encontro será marcada pela pluralidade de música, poesia, dança, cinema, artesanato, que compõe o universo artístico dos municípios do Pajeú. A abertura do evento conta com apresentação da Orquestra Juvenil do Conservatório Pernambucano de Música. O grupo convidado fará pout-pourri de Xote, “Marcas da Nossa Terra”. O encontro dará continuidade com entidades em Fórum em Defesa da Cultura do Pajeú. 

Na sexta-feira (15), durante a abertura haverá uma rodada de conversa em defesa da  cultura do Sertão do Pajeú que contará com a presença do Secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes; Secretário Estadual de Cultura, Gilberto Freyre; da Vice-governadora do Estado de Pernambuco,  Luciana Santos; da Assessora Especial do Gabinete do Governador, Luciana Azevedo, do presidente da CEPE, Ricardo Leitão; da Secretária de Cultura do Recife Leda Alves; do Prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota,  Gestor da Secretaria Estadual de Educação, Niedson; e do Pesquisador, poeta e professor, Ezio Rafael.

O projeto nasceu em 2006, no Sítio da Trindade, trazendo como homenageado o professor Paulo Marques, da UFRPC, e pôde reunir artistas , poetas e toda riqueza cultural do Pajeú. De acordo com o Secretário de Turismo de Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a missão do evento é trazer o sertão para mais perto da metrópole. “Este segundo encontro de Artes e Cultura do Pajeú é uma parte do nosso precioso projeto em fazer o interior ser cada vez mais falado e procurado pelos pernambucanos. O nosso sertão é rico em cultura, música, arte e, sobretudo, afeto e isso precisa ser divulgado. Os pernambucanos precisam conhecer seu Estado”, destaca.

O primeiro dia do encontro promove debates enriquecedores sobre o audiovisual e shows de atrações locais. Os cineastas Jefferson Sousa, diretor de “Leonardo Bastião - O Poeta Analfabeto; Alexandre Alencar, realizador de “Rio Feiticeiro”; Petrônio de Lorena, de “ O Silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras”; e Zé Dantas Carrilo, de “Psiu” exibem seus filmes e debatem sobre a produção audiovisual e os personagens que compõem a mise-en-scène do Sertão do Pajéu. Para finalizar o primeiro dia haverá  apresentações musicais com Bia Marinho e Tonfil, Banda de Pífano, Sebastião Dias e Carlos do Pajeú, e Flávio Leandro.

“A realização do segundo encontro desperta em nós, o sentimento de pertencimento de ser pernambucano, brasileiro e, sobretudo, sertanejo. A divulgação da cultura é uma conquista diária. Com a conjuntura social voltada à tecnologia, torna-se urgente preservar as nossas raízes culturais e o entorno que nos guia ao longo da vida”, pontua a produtora executiva do evento, Rosa Santana.

Ao longo dos dias 16 e 17 de novembro, o público será contemplado com as atrações do Microfone Aberto, com histórias e expressões da nossa gente. Odilia, Orquestra Sanfônica de Carnaíba abrem os shows do sábado (16), seguido de Encontro de Uilombolas, com performances do Coco do Leitão da Carapuça e Coco Bongar. Também se apresentam Paulo Matricó, Mendol do Acordeon, Elis de Triunfo, Alisson Islan e Em Canto e Poesia. Já o encerramento do encontro, no domingo (17), reserva uma Mesa de glosa com os poetas Alexandre Morais, Zé Adalberto, Lucas Rafael e representantes de Tabira e Brejinho, além de shows Jonatas Malaquias e Henrique Brandão e Carretas de Triunfo com participação do Maestro Spok.

Programação:

DIA 15/11 – Sexta-feira 

14h – Credenciamento para o Fórum em Defesa da Cultura do Pajeú 
15h – Abertura com apresentação da ORQUESTRA JUVENIL DO CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA (Pout pourri de Xote)

15h30 – Abertura do FÓRUM - Composição da Mesa 
  Luciana Santos – Vice-governadora do Estado de Pernambuco 
  Luciana Azevedo – Assessoria Especial do Gabinete do Governador 
  RodrigoNovaes–Secretário Estadual de Turismo e Presidente da   EMPETUR 
  Gilberto Freire – Secretário Estadual de Cultura 
  Ricardo Leitão – Presidente da CEPE  
  Lêda Alves – Secretária de Cultura da Cidade do Recife 
  Anchieta Patriota – Prefeito de Carnaíba 
  Niedson – Gestor da Secretaria Estadual de Educação 
  Ezio Rafael – Pesquisador, Poeta e Professor   

17h30 – Lançamento do Filme Leonardo Bastião – O Poeta analfabeto - Jeferson Sousa (22min) 
18h – Apresentação dos Filmes: Rio Feiticeiro – Alexandre Alencar / Filme O Silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras - Petrônio de Lorena / PSIU – Documentário de Zé Dantas – Direção de Carrilho 
20h30 – Banda de Pífano – São José do Egito 
21h     – Sebastião Dias e Carlos do Pajeú (Tabira) 
21h30 –   Bia Marinho e Tonfil (São José do Egito) 
22h30 – Flávio Leandro (Bodocó) 
24h – Encerramento 

DIA 16/11 - Sábado 

11h – Abertura da Feira 
Microfone Aberto (expressões de nossa gente) 
14h – Odilia (Ingazeira) 
15h – Orquestra Sânfonica de Carnaíba 
16h – Encontro de Coco do Leitão da Carapuça (Afogados de Ingazeira)  e                                UILOMBOLAS Coco Bongar (Olinda)  
18h – Paulo Matricó (Tabira) 
19h – Mendol do Acordeon (Itapetim) 
20h – Elis de Triunfo 
21h – Alisson Islan (São José do Egito) 
22h – Em Canto e Poesia (São José de Egito) 
23h30 – Encerramento 

DIA 17/11 – Domingo 

11h – Abertura da Feira 
Microfone Aberto (expressões de nossa gente) 
14h – Pé de Serra (Afogados de Ingazeira) 
Microfone Aberto (expressões de nossa gente) 
17h – Mesa de Glosa 
  Coordenador da Mesa: Jorge Filó 
  Alexandre Morais – Afogados de Ingazeira 
  Zé Adalberto - Itapetim 
  Lucas Rafael – São José do Egito 
  Representante de Tabira 
  Representante de Brejinho 

18h30 – Jonatas Malaquias de Carnaíba com participação especial de Henrique Brandão de Serra Talhada 
19h30 – Apresentação dos Caretas de Triunfo com participação especial do Maestro Spok (Recife)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas