Museu Murillo La Greca recebe exposição sobre a Jurema Sagrada




Mostra vai de hoje (10)  a 2 de novembro e apresenta trabalho de três artistas visuais negros

Promovida pelo Museu Murillo La Greca, em parceria com o Sesc Pernambuco, a exposição coletiva Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada será aberta ao público, nesta quinta (10), às 18h. A cerimônia terá participação de Alexandre L´Omi L´Odò, juremeiro, historiador e mestre em Ciências da Religião; e apresentação do grupo de rap Guerrilha Zona Norte. O evento é gratuito.

Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada reúne 21 imagens produzidas por Rennan Peixe, Karla Fagundes e Kayo Ferreira, profissionais da fotografia que compreendem a importância da (re)construção do imaginário africano em diáspora. A mostra fica em cartaz até 2 de novembro. 

O projeto reafirma a memória, a história e a arte afro-indígena brasileira em um diálogo poético que emana representatividade do universo da Jurema Sagrada em Pernambuco.

A Jurema é uma religião com forte presença no nordeste brasileiro, a qual carrega o nome emprestado da planta que dá origem à bebida sagrada confeccionada de suas raízes e cascas.

Compreendendo a produção de imagens como espaço de poder que, por muitas vezes, é registrado a partir de um posicionamento folclorizado, demonizado ou fetichizado, Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada vem contrapor estas questões e afirmar seu espaço no campo da fotografia documental e da arte. A exposição reúne visões e vivências do povo preto apontando um diálogo entre a ancestralidade, memória e afrofuturo.


Karla Fagundes

Historiadora, fotógrafa e realizadora audiovisual afroindígena. Seu trabalho fortalece e cria inciativas ligadas ao cinema, cultura negra, ameríndia e periférica. Sua última produção fílmica foi premiada na 7ª edição do Festival Etnográfico do Recife (2016), Prêmio Menção Honrosa 13° Mundo de Mulheres e 11° Fazendo Gênero (Florianópolis, 2017), Exibido no 14º Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe (Uruguai, 2017).

Kayo Ferreira

Desde 2014, tem um trabalho fotográfico dentro dos terreiros de Candomblé e Jurema. Foi fotógrafo de três edições da Marcha da Capoeira Zumbi dos Palmares e da Rede de Povos Tradicionais. Em janeiro de 2018, foi convidado pelo Instituto Ecoar para Cidadania, para facilitar uma oficina de fotografia, mais a montagem da exposição fotográfica, através de um fundo da CPRH nas cidades de Paulista e Cabo de Santo Agostinho, pelo projeto Águas, Biodiversidade e Floresta.

Rennan Peixe

Jovem negro periférico, realizou algumas exposições coletivas em espaços periféricos, tais como: Canto das Memórias do Mestre Zé Negão/2016; Quilombo Cultural Coco do Catucá/2016; Cirkula (UFPE) – 2017/2018; “Olhares Negrxs Sobre A Jurema Sagrada” – Festival de Inverno de Garanhuns. Atualmente é professor da Rede Estadual de Ensino em Pernambuco.

Serviço

Abertura da exposição Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada
Quinta, dia 10, às 18h.
Gratuita

Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Mais informações: educativommlg@gmail.com
Fone: (81) 3355.3126

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco