Exposição gratuita para tirar crianças com microcefalia do esquecimento





Toda Criança é Especial abre exposição de fotografias e realiza festa para 20 crianças atendidas pela UMA. 


Em exibição até o dia 31 de outubro, na Livraria da Praça de Casa Forte, a exposição Toda Criança é Especial a realidade diária das crianças com microcefalia. Criado para gerar uma reflexão, o projeto fotografou no ano passado, onze crianças atendidas pela associação União de Mães de Anjos (UMA), contando com o olhar da fotógrafa paulista Simone Silvério e a intervenção do artista plástico Alyson Carvalho. Este ano, o projeto voltou às casas dessas crianças com a fotógrafa Andréa Leal, para registrar a realidade atual, como elas estão, como estão vivendo, se desenvolvendo, quais suas demandas, suas conquistas, suas dificuldades.

Nesta sexta-feira 11/10, das 10h às 13h, 20 famílias atendidas da ONG UMA (União Mães de Anjos) participarão de uma festa na Casa de Festas Vila Celebrar, nos Aflitos, Recife com direito a apresentação do Palhaço Petequinha, e participação de muitos outros parceiros como Carinha Pinturinha, Nanda Decora, Eco Raspa, Confitaria e Nelma Brito Doceria com bolo decorado e doces, pirulitos cristais. Todos em prol da alegria das crianças.

Muito se falou sobre as crianças atingidas pela Síndrome Congênita do Vírus Zika, que sofreram, entre outras consequências, a microcefalia. No ano de 2015, quando surgiu o surto e ainda em 2016, com as especulações sobre uma epidemia, o mundo voltou os olhos para essas crianças, em especial as de Pernambuco, onde foi diagnosticado o maior número de casos no país, levando o Ministério da Saúde a decretar situação de emergência em saúde pública. Mas, passado o boom da situação inédita no mundo e sem muitos registros na literatura médica, as investigações sobre o tema seguem em andamento, mas com grande parte das famílias dessas crianças queixando-se de esquecimento e dificuldades para manter os tratamentos e terapias de estímulo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife