XXI MOSTEV MOVIMENTA A CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO COM APRESENTAÇÕES DIÁRIAS DE TEATRO


A MOSTEV, com seus 22 anos ininterruptos, é um festival que se iniciou com características estudantis. Ao longo dos anos, acompanhando a evolução e a demanda do segmento, a Mostra de Teatro da Vitória, se redesenhou, descobriu novas possibilidades e criou sua própria identidade, passando a ocupar uma área de destaque no interior pernambucano, estando entre os três principais festival de teatro. Nesta edição, uma equipe com cerca de 25 pessoas entre coordenação e apoio, se revezam nas mais variadas funções, afim de oferecer aos grupos e ao público um serviço de qualidade. 

Companhias e grupos de Vitória de Santo Antão e cidades da região estarão até o próximo fim de semana apresentando seus trabalhos e promovendo a diversidade teatral, que o estado possui.  A MOSTEV abrange os mais variados gêneros e formatos e trabalho, com programação adulta e infanto-juvenil, sendo realizada dentro do Teatro Silogeu. 
Desde a ultima sexta-feira (20) o público que veio prestigiar a mostra, acompanhou a apresentação de trabalhos e propostas destinas, que se propunham a dialogar com temas sociais, literários, populares e cotidianos, no palco já passaram os trabalhos: “O Povo & o Chão” do Grupos LiterAtos, “O Casamento da Viúva” do Núcleo Teatral Start, “Soletrando, Bisbilhotando e Encantando”, do Cia. de Teatro Riso, “Congresso do Kaos” do Teatro do Amanhã, “O Menino que Virou História” da Pirilampos Produções e Entretenimento e “Sangrando” da Gambiarra Produções Artísticas e Vinicius Coutinho Produções Artísticas. E muitos outras estão por vir. Todos os grupos estão inseridos na mostra competitiva do evento, que é composta por nomes conhecidos no estado e que integram o movimento cultural da região, sendo: César Leão, Hérika Aráujo, Luiz Neto e Raphael Gustavo. 
    
Em conversa com Lázzaro Santos, um dos Coordenadores da MOSTEV, ele avalia. “A 13 edições, integro a equipe da MOSTEV, e percebo que a mostra vem desempenhando um papel importantíssimo dentro da nossa cidade, e que vem contribuindo principalmente para a formação de novos públicos, estes, consumidores de teatro, e de arte de forma geral. Com isso posso ir mais além, e destacar que o festival também abre portas para o surgimento de novos talentos - grupos, coletivos, núcleos de produção cênica e artistas - que passam a ter uma visibilidade regional. São vários os aspectos que permeiam a mostra, que antes integrava outras linguagens e que nesta edição, direciona exclusivamente seu foco ao teatro. Apresentamos ao público, a tradição, com a realização de roda de conversa com cada grupo para falar sobre sua trajetória e do trabalho apresentado, bem como, a renovação, com a inserção de novas possibilidades para o festival". 

Hoje (23), o festival segue seu curso com a realização da Oficina de Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos, com Pablo Dantas, a partir das 14h na sede do Instituto Histórico Geográfico de Vitória, e às 20h com o espetáculo “O GAIOLEIRO” da Cia. Experimental de Teatro, no Teatro Silogeu, como o número limitado e 40 lugares, e ingressos no valor de R$ 5,00 (cinco reais). A Classificação etária é de 16 anos. Venha participar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes

Governo de Pernambuco abre inscrições para os Ciclos Carnavalesco e Junino de Pernambuco 2026 (CAJU)