Orquestra Sinfônica do Recife leva erudição gratuita ao Teatro Santa Isabel



Hoje  (17) e quarta-feira (18), os músicos se apresentam, sob a regência do maestro Marlos Nobre, com peças de Tchaikovsky e Mozart no repertório

Na próxima semana, a erudição está garantida para todas as idades na programação cultural oferecida gratuitamente pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Hoje (17) e amanhã (18), a Orquestra Sinfônica do Recife fará duas apresentações no Teatro Santa Isabel, com peças de Tchaikovsky e Mozart no repertório.

Na terça-feira, a partir das 9h, o projeto Concertos para Juventude integra a programação do Santa Isabel em Cena, oferecendo uma completa experiência imersiva pelo Teatro Santa Isabel, com visita guiada pelas dependências do teatro, seguida de apresentação dos músicos da Orquestra, sob o comando do maestro Marlos Nobre, com direito a muita conversa sobre compositores e composições clássicas.

A programação é dedicada a jovens, estudantes e públicos de todas as idades, em busca de intimidade com o Santa Isabel e com a música erudita. O acesso é gratuito e pode ser agendado pelo e-mail teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com.

Na quarta-feira, a partir das 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife sobe de novo ao palco do Santa Isabel para apresentar o sétimo concerto oficial da temporada 2019, com repertório dedicado a dois dos maiores compositores eruditos da história da humanidade. Os ingressos serão distribuídos a partir das 19h, na bilheteria do Teatro de Santa Isabel.

Programa - De Pyotr Ilych Tchaikovsky, compositor russo do período romântico, que viveu entre 1840 e 1893, será executada a “Sinfonia nº 5”. A outra peça escolhida pelo maestro Marlos Nobre para o programa das duas apresentações foi “Don Giovanni”, do ainda mais célebre compositor austríaco Wofgang Amadeus Mozart (1756-1791).

A obra foi composta por uma encomenda do diretor do Teatro de Praga, Pasquale Bondini, entusiasmado com o grande sucesso da ópera anterior do compositor, “O casamento de Figaro”. “Uma vez escolhido o tema da nova ópera, Mozart teve pouquíssimo tempo para o trabalho de composição. Ele concluiu a partitura final em 28 de outubro de 1787 e a estreia ocorreu, por mais incrível que pareça, no dia seguinte, 29 de outubro”, relata Marlos.  Escrita originalmente em italiano, a ópera quedou-se sucesso retumbante após sua tradução para o alemão.

Serviço

Concertos para Juventude no Santa Isabel em Cena
Data: Terça-feira, 17 de setembro
Horário: 9h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Inscrições: 3355-3323

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: Quarta-feira, 18 de setembro
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel
Entrada franca
Informações: 3355-3322

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

SHOPPING CAMARÁ REALIZA CANTATA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO

Gênero, Raça e Poder: Floriterárias debate “A Cor Púrpura” na Livraria do Jardim