Mostra no Recife celebra tradição dos brinquedos artesanais


 
Brinquedos do Brasil  /  Laura Jeunon


Exposição “Brinquedos do Brasil: Uma invenção de muitas mãos” traz ao público uma viagem no tempo com atividades interativas no Sesc Casa Amarela. A entrada é gratuita

Roda-pião, mané-gostoso e perna de pau. Com a proposta de resgatar essas e outras brincadeiras tão comuns nos tempos pré-digitais, o Sesc Casa Amarela recebe, a partir desta sexta-feira (1º/2), a mostra “Brinquedos do Brasil: Uma invenção de muitas mãos”. Até o dia 8 de março, o público vai poder conferir e recordar brinquedos artesanais de todas as regiões do país, com atividades interativas. Neste fim de semana, haverá também palestras e oficinas. A visitação é gratuita e estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Brinquedos do Brasil  /  Laura Jeunon
Desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto é resultado de uma pesquisa elaborada pela psicóloga Adriana Klisys, que percorreu o Brasil para conhecer o trabalho de bonequeiros de diferentes lugares e avaliar de que forma esse ofício pode contribuir para a educação dos mais jovens. “Nossa ideia é mostrar, nesta época em que as tecnologias se sobressaem, que os brinquedos artesanais são interessantes porque, além de terem outras texturas, são acessíveis e podem até ser feitos em casa”, explica a pesquisadora, responsável pela curadoria da mostra.

A exposição terá dois espaços, na Galeria de Artes e na biblioteca da unidade. Entre as peças que serão expostas, estão marionetes, carros e caminhões feitos de madeira ou ferro e outros objetos, divididos em grupos de acordo com as regiões do país que representam. Além disso, a ação vai contar com um espaço interativo, onde o público poderá utilizar os brinquedos e participar de atividades lúdicas. Para agendar visitas em grupo, é preciso entrar em contato pelo telefone (81) 3267-4410.


Palestra e lançamento de livro – Marcando a abertura da exposição, que acontece na sexta-feira, às 18h30, no sábado, das 8h às 12h, a psicóloga Adriana Klisys ministra a palestra “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los?”. Depois do encontro, ela lança o livro “Brinquedos do Brasil: Uma invenção de muitas mãos”, em que discute a importância da ludicidade na Educação Infantil.
“A obra também traz um catálogo com informações sobre contatos e endereços de onde adquirir os brinquedos que a autora encontrou em todo o país. É uma exposição belíssima, que faz um contato das crianças com um mundo que elas não conhecem”, conta a coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Sesc Pernambuco, Risonete Assis.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Mostra “Brinquedos do Brasil: Uma invenção de muitas mãos”
Local: Sesc Casa Amarela, Avenida Norte, 4490, Mangabeira
Período: 1º de fevereiro a 8 de março
Abertura: 1º de fevereiro, às 19h
Entrada gratuita
Informações: (81) 3267-4400/4410



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes

Governo de Pernambuco abre inscrições para os Ciclos Carnavalesco e Junino de Pernambuco 2026 (CAJU)