Virtuosi oferece inscrições gratuitas para palestras, oficinas e atividades paralelas



Orquestra Criança Cidadã / Foto: Divulgação

Entre os dias 2 e 9 de dezembro, a cidade do Recife recebe a vigésima primeira edição de um dos principais festivais de música do país, o Virtuosi - Festival Internacional de Música do Recife. Além da programação musical, o evento se destaca pela extensa lista de atividades paralelas que ocorrem em vários outros pontos da região metropolitana do Recife.

Uma dessas ações será a mesa redonda com o tema “A Música como elemento de inclusão social”, que conta com a participação de representantes das orquestras Instituto Grupo Pão de Açúcar (SP), Criança Cidadã, OJOPE e da orquestra baiana Neojiba. O encontro ocorre no JCPM, ao lado do Shopping RioMar, no dia 03/12, das 14 às 17h, encerrando com o concerto inclusivo da Orquestra Criança Cidadã, com participação de crianças autistas e portadoras de outras deficiências. A apresentação acontece às 18h, no próprio Shopping RioMar.
Fernando Lapa / Foto: Paulo Pimenta

Já nos dias 4 e 5 de dezembro, o Virtuosi apresenta mais uma vez talks com o tema “Aprendendo a ouvir música clássica, sob o comando do compositor Marcílio Onofre, e ocorre das 10h às 12h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM, com inscrições gratuitas disponíveis no sitewww.virtuosi.com.br.

Dando continuidade, no dia 7 de dezembro, o compositor português Fernando Lapa, autor da música do Auto das Barcas de Gil Vicente, realizará a palestra“Música e Literatura em Portugal”, a partir das 17h, no Gabinete Português de Leitura, que fica localizado na Rua do Imperador Pedro II, 290, Bairro de Santo Antônio. 

Para os pequenos, haverá uma agenda especial de atividades,o Virtuosinho,que ocupará o Museu do Estado de Pernambuco – MEPE, no dia 9 de dezembro, domingo, a partir das 10h. Na programação, contação de histórias com o grupo O Tapete Voador, brincadeiras musicais para bebês e apresentação da Orquestra Criança Cidadã. Sempre preocupado com a parte social do projeto e com o que pode deixar de legado para a cidade, o festival oferece pela primeira vez, através do Virtuosinho, oficinas de brincadeiras musicais para crianças com deficiências, com intérprete de libras.

Serviço:
XXI VIRTUOSI - 02/12 a 09/12
Informações: 3363 0138

A MÚSICA COMO ELEMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
INSTITUTO JCPM 
03/11 (SEGUNDA)
14h às 17h

CONCERTO DA ORQUESTRA CIDADà
SHOPPING RIOMAR
03/11 (SEGUNDA)
18h

VIRTUOSI DIÁLOGOS - APRENDENDO A OUVIR MÚSICA CLÁSSICA
MAMAM RECIFE
04 e 05 DE NOVEMBRO 12
10h às 12h
INSCRIÇÃO ATRAVÉS DO SITE:

MÚSICA E LITERATURA EM PORTUGAL COM FERNANDO LAPA
GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA
07/11 
17H

O TAPETE VOADOR E ORQUESTRA CIDADÃ
Museu do Estado de Pernambuco – MEPE
09/11
10H




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil