3º Festival do Choro João Pernambuco acontece na Torre Malakoff no sábado (1) e no domingo (2)



Betto do Bandolim, Moema Macedo, Marco César e Rafael Marques / Foto: Guinné


Com apoio da Prefeitura do Recife, a 3ª edição do Festival do Choro João Pernambucano apresenta oito atrações instrumentais. O evento é gratuito e acontece sábado e domingo na Torre Malakoff

Para dar mais visibilidade ao Choro, a seus músicos, e para torná-lo mais acessível ao grande público, a 3ª edição do Festival do Choro João Pernambucano será realizado nos próximos sábado (1) e domingo (2), na Torre Malakoff, no Bairro do Recife. Com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o evento homenageará o violinista Henrique Annes. Serão oito atrações instrumentais, algumas delas vindas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.

Nesta edição, o Festival, com entrada gratuita, amplia o seu alcance e se consolida como uma referência do Choro de Pernambuco, reunindo os principais nomes do gênero no estado. A apresentação do evento ficará por conta do músico, ator e comunicador Walmir Chagas.


A programação conta com o virtuosismo do professor e bandolinista Marco César, com o Quinteto de Bandolins do Recife, trazendo a participação especial dos violonistas Guilherme Calzavara (PB) e Ezequias Lira (RN); além do ecletismo do bandolinista e compositor Betto do Bandolim, fazendo um Duo com o acordeonista Julio Cesar Mendes, com inovações na sonoridade e na forma.

O público vai conferir também a participação especial do percussionista Lucas dos Prazeres; a pluralidade de sotaques do Choro com o veterano Murmurando (CE) que lançará o seu primeiro CD “Assovio do Tiê”. Na agenda do Festival, tem também Patuscada (BA), fazendo uma fusão de ritmos com o Choro; e Dau Barros e seu grupo com as vivências das rodas de Choro.

O Granduo Brasil vai mostrar a competência de dois jovens músicos que despontam na carreira, Ângelo Lima (clarinetista) e Rafael Meira (violonista); e fechando a programação, a 3ª edição do Festival Choro João Pernambucanoapresenta o projeto Bandolins para Jacob – 100 anos, uma comemoração ao centenário de Jacob do Bandolim. Quatro expoentes bandolinistas de Pernambuco, Betto do Bandolim, Marco César, Moema Macedo e Rafael Marques se reúnem para executar os clássicos do mestre.

A direção musical da 3ª edição do Festival Choro João Pernambucano é de Betto do Bandolim; e a direção geral e a produção são de Wagner Staden. Trata-se de uma realização da Isto é Choro. E a produtora responsável é a Mamahuê – Produções Culturais & Afins.

Henrique Annes - Crédito - Divulgação
Homenageado - Henrique Annes, violonista e compositor com mais de 50 anos de carreira, é o grande nome do violão pernambucano e reconhecido nacionalmente pela elaboração e sofisticação de suas obras. Foi um fundamental pesquisador da música popular brasileira do gênero Choro. É carinhosamente considerado a Memória do Violão Brasileiro. Nascido no Recife, no bairro de Casa Amarela, iniciou os primeiros acordes na flauta, passou pelo cavaquinho até chegar às cordas do violão.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 01/12
19h30 - Henrique Annes, homenageado do Festival (PE)
20h30 - Quinteto de Bandolins do Recife, (PE) com o maestro Marco César (PE) e os violonistas Guilherme Calzavara (PB) e Ezequias Lira (RN)  
21h30 - Grupo Patuscada (BA)
22h30 - Duo do bandolinista Betto do Bandolim e o acordeonista Júlio César Mendes, partic.esp. Lucas dos Prazeres (PE)

Dia 02/12
17h - Granduo Brasil, com o violonista Rafael Meira e o clarinetista Ângelo Lima (PE)
18h - Dau Barros e grupo (PE)  
19h - Grupo Murmurando (CE)
20h - Projeto Bandolins para Jacob – 100 anos, fechando o ano da comemoração do centenário de Jacob do Bandolim. (PE)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária