Cineclube “Ocupar espaços e telas” acontece quinta-feira (02)


 
Curta-metragem Nunca é noite no mapa (2016) de Ernesto de Carvalho

Sete curtas-metragens serão exibidos, seguido de um debate

O INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo transdisciplinar de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebe o cineclube “Ocupar Espaços e Telas”, às 19h do dia 02 de agosto. Na ocasião serão exibidos sete curtas-metragens filmados no Brasil (Recife), na Argentina (Córdoba) e na França (Paris e Notre-Dame-des-Landes), cada um apresentando uma abordagem cinematográfica distinta para pensar uma retomada possível de espaços atravessados por opressões políticas, de 2011 até hoje. Após a exibição dos filmes, haverá debate com o público.


Claire Allouche
A realização da sessão, que conta com o apoio do Institut Français e do Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste, foi idealizada pela pesquisadora francesa Claire Allouche, que é doutoranda em estudos cinematográficos na Universidade Paris 8. Sua tese, iniciada em 2017, estuda a produção de lugares fora dos eixos geográficos hegemônicos no cinema argentino e brasileiro contemporâneo.

Nessa curva coletiva, serão exibidos cinco filmes onde o cineasta está presente e toma posição no espaço do filme com sua voz e/ou seu corpo. Em A copa do mundo no Recife Nunca é noite no mapa, Kleber Mendonça Filho e Ernesto de Carvalho criam imagens para revelar uma situação de tensão, respectivamente contra a midiatização alienada do futebol e a hegemonia cega do Google Street View.

Fotograma (2015) de Caio Zatti e Luis Henrique Leal
Em Fotograma, a partir de um plano que foi usado num filme anterior, Caio Zatti e Luis Henrique Leal transformam uma imagem congelada numa genealogia da ocupação das ruas.

Em Merodeo, Fernando Martín Restelli começa como espectador de violências policiais arbitrárias e se torna no caminho experimentador de uma liberdade irreverente no espaço público.

Em Le passant integral, o Richard retrata com humor a carreira de um figurante de cinema, numa época na qual a multidão se tornou digitalizada e onde as ações repressivas da polícia são programadas em um software. Nesses dois últimos, a figura em frente da câmera, a figura que olha para o espectador, se tornou um rosto camuflado, uma presença indefinida. Talvez seja essa, a maior urgência desses sete filmes que, sem ser “militantes” numa aceitação clássica da palavra, trabalham para que os “espect-atores” resistam à tentação de fechar os olhos sobre os arredores como inesgotáveis horizontes de possibilidades.

Filmes exibidos:
[projetotorresgemeas] (2011), Coletivo (Brasil)/ 20’
A copa do mundo no Recife (2015) de Kleber Mendonça Filho (Brasil) / 15’
Fotograma (2015) de Caio Zatti et Luis Henrique Leal (Brasil) / 9’
Nunca é noite no mapa (2016) de Ernesto de Carvalho (Brasil) / 6’
Merodeo (2016) de Fernando Martín Restelli (Argentina) / 14’
Le passant intégral (2017) de Léo Richard / 12’
Vent d'ouest (2018) de Anônimo (estreou com nome de Jean-Luc Godard) / 5’

Serviço:
Cineclube INCITI - Ocupar Espaços e Telas
Curadoria: Claire Allouche*
Quando: Quinta-feira, 2 de Agosto 2018, às 19h
Onde: INCITI/UFPE que fica na Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife, Recife - PE. Entrada livre
Informações: (81) 3037-6689


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil