Grupo Bongar encerra programação NO TEXAS




Foto:Núcleo de Produção Oi Kabum Recife

Grupo Bongar faz a festa do Texas

O terceiro andar de um edificio centenário do Pátio de Santa Cruz, na Boa Vista, abriga um espaço cultural que vem contribuindo de forma criativa e constante com a cena cultural do Recife. Trata-se do Texas, que além de abrir as portas para grupos musicais também já abrigou projetos teatrais e assim diversifica e, a cada projeto, vem atraindo um público cada vez mais numeroso.


Nesta quinta-feira (28), às 21hs, mais um projeto, NO TEXAS,  será encerrado com um dos mais festejados grupos musicais da região metropolitana: o grupo Bongar que traz para esta noite de setembro, um repertório que mescla música dos seus dois últimos Cds, Samba de Gira (2016) e Ogum lê! (2017), e ainda presenteando a plateia com composições mais antigas (como Acorda Maria, Chão Batido Coco Pisado) e novas, ainda não gravadas (como Omixexé e Com Dendê). Será um show carregado de simbolismo, de religiosidade, tradição e ancestralidade, trazendo a reunião de dois mundos: o físico e o espiritual, mostrando a intimidade dos integrantes do Bongar com o universo da Jurema, culto afro-indígena bastante presente em diversos terreiros de Jurema em Pernambuco, e do candomblé da linhagem Xambá.

O show do Grupo Bongar encerra os três meses do projeto que tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Segundo o vocalista do grupo, Guitinho da Xambá, "neste show o grupo consegue traduzir o que, de fato, o Bongar é. Conseguimos conectar dois mundos com os quais convivemos diariamente na Xambá, tendo a música tradicional como o fio condutor, nos mostrando o quanto ao conectarmos nossa espiritualidade somos capazes de revelar uma criatividade em parceria com o legado cultural que herdamos dos nossos ancestrais".

O espaço tem lotação máxima de 50 pessoas e o público que não conseguir ingressos poderá conferir o show através de uma projeção ao vivo no Pátio de Santa Cruz. A apresentação ainda vai render um EP e um programa para internet com entrevistas e o registro do show. O Bongar é composto por seis jovens que reúnem em si os festejos tradicionais do terreiro Xambá, local sagrado do culto aos Orixás e Eguns, na Comunidade Xambá, em Olinda. Os integrantes do Bongar, todos parentes e familiares, transformaram o brinquedo de seus ancestrais em um novo caminho para o reconhecimento das raízes negras e indígenas do povo de terreiro. Palavras chaves do trabalho do Bongar são arte, espiritualidade e ritmo forte.

Serviço:
NO TEXAS : Grupo  Bongar
28/07, 21h
Entrada gratuita
Senhas 2h antes no Texas Café Bar
Sujeito a lotação: 50 pessoas

Edf. Texas, Rua Rosário da Boa Vista, 163

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas