Nação de Maracatu Almirante do Forte realiza ensaios abertos no Marco Zero

 Foto - Paula Brasileiro
Em uma ação inédita, a Nação de Maracatu Almirante do Forte - uma das mais tradicionais do Recife, com 84 anos de história - sai de sua sede para ensaiar na rua em meio ao público. Até o Carnaval 2017, será realizado, todo último domingo do mês, um ensaio aberto dos batuqueiros no Marco Zero, Recife Antigo, sempre às 15h. O projeto terá início no próximo domingo (28).

A iniciativa tem como objetivo aproximar a nação do público convidando-o para acompanhar de perto sua preparação para o próximo Carnaval. Esta também é uma oportunidade para recifenses e turistas terem um contato mais próximo com a cultura do baque virado através da tradição e vivência de um maracatu de raiz. Para o vice-presidente e mestre de apito do Almirante, Toinho, o evento vai propiciar diversão aos que participarem além de gerar visibilidade ao grupo: "Queremos que o povo veja de perto o Almirante do Forte e se divirta conosco. Quem sabe a gente também consiga ganhar novos brincantes com a ação".

A concentração dos batuqueiros será a partir das 15h, na Praça do Marco Zero, Recife Antigo. Após o início do batuque, será realizado um arrastão até a Rua da Moeda onde os brincantes darão seguimento ao ensaio aberto.

Nação de Maracatu Almirante do Forte
Com 84 anos de tradição, o Maracatu Almirante do Forte - localizado no Bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, ostenta uma história de dedicação e manutenção da cultura do baque virado com carnavais vitoriosos e passagens por grandes festivais locais e internacionais - como o Festival de Inverno de Garanhuns, Carnaval do Recife e Master Nation, na França.

Comandada pelo Mestre Teté e seu filho, o vice-presidente e mestre de apito, Toinho, a nação conta com mais de 100 brincantes, número que cresce durante o período carnavalesco com a chegada de batuqueiros vindos de outras cidades brasileiras e até européias. Em 2017, o Almirante disputará o campeonato oficial do Carnaval do Recife pelo Grupo Especial, entre as maiores nações de Maracatu de Baque Virado de Pernambuco.

Serviço:
Ensaios abertos com a Nação de Maracatu Almirante do Forte
Concentração dos batuqueiros será a partir das 15h.

Praça do Marco Zero – Bairro do Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco