Coco Raízes do Capibaribe lança primeiro EP

Foto: Adriano Sobral
Grupo originado no Maracatu Real da Várzea, do Mestre Abissal, vê na modernização do coco uma possibilidade de resistência

O palco do Festival de Inverno da Várzea foi lugar escolhido pelo grupo Raízes do Capibaribe para lançar seu primeiro EP, o homônimo Raízes do Capibaribe. O show, marcado para noite de hoje (19), apresentará ao público composições do grupo e releituras de canções dos mestres da Várzea, como o Professor Pernã, que encerra o trabalho em uma gravação ao vivo no Casarão da Vázea de “Pra Tocar no Berimbau”.
 
Gravado pelo selo independente Quânticos em parceria com a Colabor@tiva PE, o EP investe em sonoridades contemporâneas para propor uma nova linguagem ao coco. “Esse trabalho é muito importante para a cena pernambucana, porque traz um coco experimental. Apesar de os integrantes serem de terreiro, pupilos do Mestre Zé Lasca Vara, percussor do Coco no estado, técnicas de captação das vozes e efeitos pouco usuais foram utilizados”, comenta Well Carlos, produtor do disco e guitarrista da Coisa Nostra.   

Apesar da ousadia dos arranjos, o EP conserva instrumentos típicos do coco: alfaia, caixa, ganzá, agbê, ilú, conga e pandeiro continuam sendo protagonistas das músicas, em sua maioria gravadas apenas com elementos percussivos, tendo a voz dos integrantes como único acompanhamento harmônico. A rabeca de Hans Santos só aparece na quarta faixa, seguida pelo berimbau do Professor Pernã, na quinta e última canção do disco. Os EP’s estão à venda nos shows e podem ser solicitados na página do grupo no Facebook (Raízes do Capibaribe). 

Serviço:
Show de Coco Raízes do Capibaribe
Praça da Várzea - Várzea
Sexta-feira, 19 de agosto, às 23h40
Gratuito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco