Livro sobre mitologia é lançado nesta quarta (20) no Casato Bistrô

Imagem: divulgação
O que o arquiteto grego e tresloucado, Dédalo, que teria construído o Labirinto do Minotauro, e o Saci Pererê, ameríndio brasileiro que costuma pregar peças nos que passam por suas matas, têm em comum? Aparentemente muito pouco, não fosse o caráter mitológico que os une. É essa mescla de superstições, lendas e mitos que inspira o advogado e consultor jurídico, Roberto Múcio, que lança seu livro Vozes do Olimpo nesta quarta-feira (20), no Casato Bistrô, a partir das 19h, no Casarão da Toyolex nas Graças.

Construído no formato de contos numa perspectiva educacional, o livro aborda deuses, semideuses, heróis, lendas, superstições, entre outros elementos míticos universais, numa visão sincrética com os consagrados mitos e lendas afro-brasileiras. E, nesse mergulho nesse universo, o autor - que afirma ter sido fisgado pela atmosfera dos contos - , se inspira em nomes como Joseph Campbell, na obra “O Herói de Mil Faces”; Thomas Bulfinch, “O Livro de Ouro da Mitologia”, Câmara Cascudo, “Superstição no Brasil”, somando-os à sua própria ficção.

Vozes do Olimpo conta com prefácio de um autor, no mínimo inusitado, devido ao seu nível de racionalidade: Alberto Caeiro, heterônimo do poeta português Fernando Pessoa. Segundo Múcio, a escolha pelo escritor deve-se ao caráter antimetafísico, pragmático, materialista, mas de ‘sabedoria divina’ do mesmo. “Embora não seja afeito à subjetividade, segundo ele (Caeiro) mesmo afirma, aceitou prefaciar o livro”, comenta. “Ele (Caeiro) é um sábio, que me ensinou que ‘a luz do sol vale mais que o pensamento de todos os filósofos e de todos os poetas’. A escritura do prefácio foi um presente desse grande poeta fingidor”, finaliza Múcio.

Serviço:
Lançamento do Livro Vozes do Olimpo de Roberto Múcio
Quarta-feira, 20 de Julho, às 19h
Casato Bistrô - Av. Rui Barbosa, 1105, Graças (Casarão da Toyolex)
Informações: (81) 3034.8909

* com informações da assessoria de imprensa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco