191 anos da morte de Frei Caneca

imagem do livro Murillo la Greca - sua arte, sua vida (1999)
"Quando a nau da pátria se acha combatida por ventos embravecidos; quando, pelo furor das ondas, ela ora se sobe às nuvens, ora se submerge nos abismos; quando, levada do furor dos euripos, feita o ludíbrio dos mares, ela ameaça naufrágio e morte, todo cidadão é marinheiro(...)". 

A frase de Frei Caneca, publicada no periódico Typhis em 25 de dezembro de 1823, dois anos antes de sua morte, recepcionará, na próxima quarta-feira (13), os visitantes do Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, São José), onde acontece a cerimônia que lembra os 191 anos do arcabuzamento do religioso, ocorrido no mesmo local, em 13 de janeiro de 1825.

Realizado através de uma parceria entre o Museu da Cidade do Recife e a Grande Loja Maçônica de Pernambuco, o evento cívico começa às 14h com a visitação da fortificação e da exposição "Capibaribe Meu Rio" pelos membros do Projeto Fábrica e da ONG Lar Paulo de Tarso. 

Às 15h, será exibido, no auditório, um filme sobre Frei Caneca. Às 16h, prestada homenagem, com depósito de coroa de flores no monumento do herói; acendimento da pira; releitura do pregão e da certidão da sentença de Frei Caneca; tiro de festim de canhão; toque de silêncio por corneteiro militar; descerramento de placa na murada da Praça Frei Caneca; apresentação da solicitação de colocação de estátua do religioso, de corpo inteiro, em pedra granito, as expensas da Grande Loja Maçônica de Pernambuco e do plano de soerguimeto da Praça Frei Caneca pela Loja; saudação do Grão Mestrado alusiva à data; saudação do Prefeito da Cidade do Recife; execução do Hino da Cidade do Recife. Às 16h30, haverá troca da Bandeira da Cidade do Recife e execução do Hino Nacional. 

Serviço:
Evento cívico pela passagem dos 191 anos do Arcabuzamento de Frei Caneca
Museu da Cidade do Recife - Praça das Cinco Pontas, São José
13 de janeiro 
14h às 17h
3355-9540 / 9558

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Som de Vinil inicia a programação de novembro do Taca Mais Música

Autor pernambucano Samuel Santos lança livro infantojuvenil Maria Preta pela Região Metropolitana do Recife, em novembro

Últimos dias da exposição Casa Habitada, dos fotógrafos Ulisses Moura, Dhyego Lima e Nivaldo Carvalho