Virtuosi abre série Vicente Fittipaldi no Teatro de Santa Isabel

A partir desta quinta (17) até o domingo (20), o Virtuosi passa a realizar os concertos de sua décima oitava edição no Teatro de Santa Isabel, no Recife, com entrada gratuita ao público.
A Série Vicente Fittipaldi abriga as principais apresentações do festival sempre às 20h, da quinta ao sábado, e em uma sessão dupla no domingo às 17h e 18h. Quem abre a programação no teatro é o grupo norte-americano The Harlem Quartet, originalmente formado pelos vencedores do Sphinx Competition para instrumentistas de cordas negros e latinos. O quarteto venceu o Grammy em 2013 com o CD “Mozart goes dancing” e vem ao Recife pela primeira vez. Elogiado por “trazer uma nova atitude para a música clássica”, desde a sua estreia pública em 2006 no Carnegie Hall, o conjunto já se apresentou em vários países e ainda fez uma performance para o presidente Barack Obama na Casa Branca.
Na sexta-feira (18) às 20h, a Orquestra Virtuosi se apresentará sob a regência do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas o violinista Benjamin Sung, o violista Rafael Altino, o violoncelista Leonardo Altino, e Catalin Rotaru. Será apresentada na ocasião pela primeira vez no Brasil a obra "Armoriatika" para viola, cello e cordas. A obra foi encomendada pelo festival Virtuosi e é de autoria do compositor paraibano Eli-Eri Moura em homenagem aos 45 anos da música armorial. O título faz referência ao Movimento Armorial, que nos anos de 1970 levou para as salas de concerto os instrumentos típicos e a música tradicional dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além deste concerto, a orquestra vai executar obras de Astor Piazzola, Joseph Haydn e Frank Proto.
O grupo francês Quatuor Caliente celebra seus 15 anos de atividade no sábado (19) com o programa "Conexão Buenos Aires". A história do grupo começou no ano 2000 quando quatro jovens músicos apaixonados pelo Novo Tango se reuniram. Rapidamente, o grupo começou a se apresentar na França e no exterior. Vencedor do Piazzolla Music Award em Milão, o grupo já tem três CDs, gravados para o selo Aeon / Harmonia Mundi. O programa “Conexão Buenos Aires” inclui obras de Piazzolla, Gismonti, Villa-Lobos , Saluzzi, Plaza e Scarpino. O Quatuor Caliente vem ao Recife com o apoio do Consulado Geral da França. 
O festival se despede do Recife no domingo (20) às 18h com o recital da pianista armênia Marianna Shirinyan. Como “Steinway Artist” e vencedora de cinco prêmios no ARD International Music Competition em Munique, Marianna desenvolve uma grande carreira internacional. É artista convidada de muitos festivais, entre eles Schleswig-Holstein, Schwetzinger Festspiele e MDR Summer Music Festival, entre outros. É considerada uma das pianistas mais importantes de seu tempo e é solista das orquestras de Oslo, Helsinki, Copenhagen, Tapiola, Göteborg e Norrköping. Desde 2014 Marianna é professora do Norwegian Music Academy em Oslo.
Logo em seguida, às 19h, o VIRTUOSI se despede com o recital da violinista inglesa Priya Mitchell ao lado da pianista Marianna Shirinyan. A violinista Priya Mitchell estudou com Zachar Bron na Alemanha. Foi solista de várias orquestras tais como Filarmônica Russa, BBC Philharmonic, Sinfonia Varsova, Symphony Hall Birmingham, Orquestra Sinfônica da BBC. É diretora do Oxford Chamber Music Festival, Inglaterra. Priya Mitchell toca um violino Ballestieri da década de 1760, generosamente emprestado a ela por uma família europeia.
O XVIII Virtuosi conta com patrocínio do BNDES, CHESF, STN, Excelsior Seguros, incentivo da Prefeitura Municipal do Recife e apoio do Consulado Americano, Consulado da França, FUNJOPE, Museu dos Três Pandeiros, CEPE, Livraria Cultura, UFPB, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.
Serviço:
XVIII Virtuosi
Teatro de Santa Isabel – Praça da República, s/n – Santo Antônio
Gratuito
Mais informações: www.virtuosi.com.br
17 de dezembro | 20h
THE HARLEM QUARTET
18 de dezembro | 20h
ORQUESTRA VIRTUOSI
RAFAEL GARCIA, regente
Solistas: BENJAMIN SUNG, violino; LEONARDO ALTINO, cello e VICTOR ASUNCION, piano
19 de dezembro | 20h
QUATUOR CALIENTE - "CONEXÃO BUENOS AIRES"
20 de dezembro | 20h
MARIANNA SCHRINYAN, piano
20 de dezembro | 18h
PRIYA MITCHELL, violino
MARIANNA SHIRINYAN, piano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recife terá quatro representantes no Parapan de Jovens, no Chile

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro

Autor pernambucano Samuel Santos lança livro infantojuvenil Maria Preta pela Região Metropolitana do Recife, em novembro